A audiência pública sobre o polêmico tema de gêneros no ensino fundamental será realizada no próximo dia 05 de Maio as 8:00h. O Projeto de Lei N°022/2016, de autoria dos vereadores Altair Donizete, José Humberto, Alaene Francisca e Jucelino Neves, terá que esperar a participação popular para ser votado.
Esse projeto que serve para vetar a distribuição de livros do Ministério e Cultura, sobre a ideologia de gênero, que já havia sido discutido e reprovado pela população campo-verdense em um primeiro momento voltou à discussão, por esse motivo novas audiências públicas serão realizadas sobre o tema.
Segundo a cartilha do MEC em 2016, já na primeira fase do ensino fundamental, crianças do 5° ao 9° ano, vão ter acesso a informações sobre novas constituições familiares, Gays, Lesbicas, Bissexuais, Transexuais e assim por diante.
A maioria dos vereadores da casa, são contrários a distribuição dos livros na cidade, eles pensam que a discussão sobre gêneros nessa idade não seria saudável aos jovens campo-verdenses.
Essas polêmicas estão tanto no Plano Nacional de Educação (PNE) quanto nos Planos Estaduais e Municipais, estão relacionados às metas do combate à discriminação e desigualdade de gênero e tem provocado intenso debate público em todo o país.
As discussões se intensificaram desde que, em junho de 2014, foi instituído o prazo de um ano para que estados e municípios aprovassem documentos para sua educação nos próximos dez anos. No plano municipal Campo Verde já havia excluído de suas propostas essa discussão. A briga agora é quanto às escolas estaduais.
O Problema na verdade seria conciliar o combate à desigualdade, com as limitações da idade e com o respeito que muitos acreditam faltar nas cartilhas do governo.
A audiência é aberta a sociedade campo-verdense, os vereadores esperam a participação popular para opinar sobre o tema, já que a educação dos filhos dos moradores da cidade está em discussão. A audiência será no plenário câmara municipal e terá transmissão pela internet através do site da câmara de vereadores http://www.campoverde.mt.leg.br .