Na manhã de terça-feira (03) por volta das 8h três homens invadiram uma casa na Rua Rio de Janeiro, no Bairro Campo Real II. Os bandidos, que estavam em um veículo Volkswagen Gol branco aproveitaram que o proprietário da residência estava do lado de fora e anunciaram o assalto. Armados, os assaltantes renderam a vítima e levaram-na para o interior da residência onde subtraíram pertences da família, bem como, uma caminhonete Amarok branca placaQBP-9468, evadindo após a ação criminosa.
Aproximadamente 40 minutos depois a Polícia Militar foi informada do ocorrido por populares, que prestaram auxílio às vítimas. Uma equipe da 8ª Companhia de Polícia Militar (CIPM) se deslocou até o local do crime e coletou as primeiras informações.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Apurados os fatos, as Polícias Militar e Civil iniciaramas buscas pelos bandidos, e o norteador dos trabalhos da equipe foram os técnicos do Centro de Monitoramento da Prefeitura de Campo Verde, que avistaram pelas imagens de uma câmera instalada em uma das saídas da cidade os dois veículos, Gol e Amarok, indo em direção à Cuiabá pela BR -070.
FUGA E CAPTURA
Com as informações do Centro de Segurança policiais civis e militares se uniram em uma força-tarefa para capturar os suspeitos. Para auxiliar na ação, policiais rodoviários federais do Posto da Serra de São Vicente foram informados do roubo ocorrido em Campo Verde e da fuga dos três homens sentido à capital. Com as informações PRF’s montaram bloqueio na BR-070 e, ao avistar o cerco, os bandidos que estavam na caminhonete, entre eles Braian, perderam o controle e saíram da pista, caindo em uma ribanceira, porém o bandido que ocupava o veículo Gol conseguiu fugir.
Depois da saída de pista com a caminhonete roubada, os dois assaltantes abandonaram o veículo e, no interior deste, todos os objetos e dinheiro furtados na residência e fugiram a pé por uma área de cerrado, já em terras cuiabanas.
Todas as equipes começaram as buscas pelos bandidos, recebendo ainda apoio da equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Polícia Militar, que enviou uma de suas equipes com helicóptero para dar suporte nas buscas .
Após 6 horas de busca e a ação conjunta das Polícias Civil e Militar de Campo Verde em parceria com a PRF e do (Ciopaer) de Cuiabá, um dos assaltantes foi capturado. Braian Júnior da Silva Café, de 20 anos, foi localizado por volta das 16 h30 em uma região de mata na divisa dos municípios de Campo Verde, Cuiabá e Santo Antônio do Leverger. O segundo bandido não foi encontrado.
NA DELEGACIA
O delegado Fernando Vasco Spinelli esteve auxiliando nas buscas pelos ocupantes da Amarok furtada, o fator determinante para a captura de Braian Júnior foi a sede. Por volta das 15h, o jovem foi avistado por moradores da região tentando tomar água em um poço. “Essas pessoas tinham conhecimento da movimentação policial no local e informaram a equipe de busca que fez o cerco e obteve êxito na captura”.
Brian estava desarmado. A arma utilizada no assalto não foi encontrada.
O delegado ressaltou que Braian Júnior da Silva possui várias passagens pela Polícia e, por ser criminoso reincidente pode pegar vários anos de cadeia, no momento da identificação o suspeito forneceu nome falso, utilizando-se do nome do irmão na tentativa de enganar os policiais. Devido a essa tentativa de enganar a lei, o rapaz responderá por Roubo (Artigo 157 do Código Penal) e também pelo crime de Falsa Identidade (Artigo 307).
Na manhã de quarta-feira (04), Braian Júnior da Silva Café, que possui passagens por crimes na capital mato-grossense, foi interrogado pelo pelo delegado.
Em depoimento, o rapaz afirmou que durante a perseguição na mata, policiais rodoviários passaram próximo a ele, bem como, o helicóptero do Ciopaer quase o flagrou em um dos voos rasantes.
CRIMINOSO REINCIDENTE
Braian teve mandado de prisão decretado no início deste ano por um latrocínio (Roubo seguido de morte). Em um assalto a um supermercado no Jardim dos Estados, em Várzea Grande/MT em 22 de outubro de 2014, o suspeito e seu comparsa trocaram tiros com um guarda municipal e balas perdidas vitimaram a gestante Ana Claudia Alves, de 27 anos.
Sobre o rapaz recaíam também suspeitas de crimes em Campo Verde, o que se confirmou com a identificação por quatro vítimas, entre elas o proprietário de um supermercado no bairro Jupiara, vítima de assalto em setembro de 2014, um mês antes do latrocínio no supermercado várzea-grandense.
SISTEMA DE MONITORAMENTO
Implantado em setembro do ano passado pela Administração Municipal, a Central de Monitoramento dispõe de 9 câmeras em pontos estratégicos. Com a implantação, as polícias receberam um suporte a mais no combate ao crime, auxiliando na recuperação de veículos furtados e identificação de criminosos. O sistema de video-monitoramento também inibe a ação dos bandidos, contribuindo para a redução do índice de criminalidade.