26 de Dezembro de2024


Área Restrita

POLÍCIA Terça-feira, 02 de Maio de 2023, 09:30 - A | A

Terça-feira, 02 de Maio de 2023, 09h:30 - A | A

Crimes

Casos de desaparecimentos de pessoas em Campo Verde ganha destaque nacional

Segundo levantamento feito, 11 pessoas desapareceram na cidade nos últimos três anos

Jaqueline Hatamoto

O desaparecimento Elias Lopes da Silva, Eduardo Sousa de Lima, Alexssandro da Silva Feliz, que foram encontrados mortos em Campo Verde, chamou atenção da imprensa, não só do estado, mas também nacional. O caso ganhou destaque nacional, sendo exibido pela Rede Record, no programa Balanço Geral e Domingo Espetacular. Mas não é somente o sumiço dos três paulistas que chamou a atenção da mídia nacional. O número de desaparecimentos na cidade foi tema de uma reportagem exibida no dia 28 de abril.

De acordo com levantamentos feitos pela equipe de reportagem, 11 pessoas desapareceram na cidade nos últimos três anos. Juntam-se a Elias, Eduardo e Alexssandro, os jovens Carlos Bruno de Almeida Sousa, Washigton Ferreira de Almeida, Jocenilton Costa dos Santos, Douglas Silvério Gomes e Gabriela Karoline Almeida. Os demais desaparecidos não são citados pela reportagem, exibida na Record.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Antes de exibir a reportagem, o apresentador, Reinaldo Gotino, pergunta: “O que estaria acontecendo nesta cidade, que as pessoas estão desaparecendo?”.

Desaparecidos CV.jpg

Elias Lopes da Silva, de 27 anos, Eduardo Sousa de Lima, 26 anos, e Alexssandro da Silva Feliz, de 34 anos

A reportagem inicia com a entrevista de Jonas Lima, pai de Eduardo, que destaca que realizou uma busca via redes sociais, e localizou informações de vários desaparecidos em Campo Verde. “Essa cidade, ela tem um histórico já de gente sumida. Com eles já são 11 pessoas de acordo com um levantamento que nós fizemos através das redes sociais”, disse o pai, que ainda ressaltou que segue sem notícias do filho e dos amigos dele. Quando a reportagem foi exibida os corpos dos três amigos ainda não haviam sido localizados.

A mãe de Washington Ferreira de Almeida, também foi entrevistada, ela relata que não tem notícias do filho há um ano. O jovem de 22 anos, foi sequestrado em abril do ano passado, quando estava em uma praça. Dias depois a moto dele foi localizada.

“Uma semana depois, eles acharam a moto, debaixo de uns galhos. Só que meu menino não acharam”, destacou Crezeuni Ferreira.

A história de Douglas Gomes, também é contada na reportagem. Ele desapareceu em fevereiro de 2021. Ele teria vindo para Mato Grosso para passar o fim de ano com a namorada, mas desapareceu após as comemorações. Antes de sumir, ele teria encaminhado um vídeo para os pais, dizendo que coisas estranhas estariam acontecendo em Campo Verde.

“Ninguém, da notícia para gente. Cadê as câmeras? Não falam das câmeras. Viram ele em diversos locais, em um bar e entrando no Jupiara. Mas ninguém nunca deu reposta para nós”, desabafou Sandra Silvério, mãe de Douglas.

Na época os pais chegaram a pagar resgate a uma pessoa que em seguida foi presa, mas ele não tinha envolvimento com o desaparecimento.

“Eu não vivo, o que eu queria é pelo menos uma reposta. Eu queira pelo menos fazer um enterro digno, pra eu ter onde chorar, pois não tem coisa mais ruim no mundo que uma mãe não saber onde está o seu filho”, desabafou Sandra.

A reportagem em rede nacional, segue mostrando as buscas e cobrando repostas.

“O mistério está no ar, nós queremos saber desses três e dos outros. A polícia tem que entrar em ação e a Secretaria de Segurança Pública também precisa agir”, finaliza o apresentador do Balanço Geral.

 

LOCALIZAÇÃO DOS CORPOS

Os corpos dos três paulistas foram localizados nove dias após o desaparecimento. Os três estavam enterrados em uma região de mata, às margens da rodovia MT 450, em uma área conhecida como Granja 4.

Os jovens estavam com as mãos e pés amarrados. Dois deles estavam enterrados na mesma cova.

A Polícia Militar foi quem chegou primeiro ao local, visualizou a terra remexida e, ao escavar, encontrou um membro inferior. Imediatamente o Corpo de Bombeiros foi chamado, juntamente com a Politec e Polícia Civil.

A Polícia Civil, iniciou investigações e novas buscas no local onde os corpos dos três foi localizado devem ser feitas. Existe a possibilidade de mais corpos terem sido enterrados no local, que pode ser um cemitério clandestino.

 

PESSOAS DESAPARECIDAS TINHAM HISTÓRICO SEMELHANTES

Todas as vítimas têm características em comum, são homens, jovens com menos de 30 anos, a maioria deles vieram à Mato Grosso para trabalhar e não voltaram para casa.

Em 2020, a Polícia Civil localizou o corpo do peão de rodeio Édipo Fernando Ortega da Silva, 33 anos, em uma estrada no município de Dom Aquino. Édipo ficou cinco dias desaparecido. O carro dele foi encontrado carbonizado.

Encontrados.JPG

Édipo Fernando Ortega da Silva, 33 anos, e Rodrigo Batista, 22 anos

Segundo informações da Polícia Judiciária Civil (PJC), Édipo saiu de casa no bairro Jupiara, para ir até a casa da irmã no centro da cidade de Campo Verde, e não deu mais notícias.

O corpo de Rodrigo Batista, de 22 anos, foi encontrado próximo a Nova Brasilândia, em abril do ano passado. Ele havia acabado de se mudar do Maranhão para Campo Verde. Ele foi sequestrado no dia 28 de março, junto com um amigo que conseguiu fugir. Na época ele relatou à Polícia que ele e o amigo, foram confundidos com integrantes de facção criminosa.

Em março deste ano, a Polícia Civil de Campo Verde, deflagrou a operação Invinere, ao todo, foram cumpridos três mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão domiciliar. Os suspeitos são investigados pelos crimes de homicídio qualificado, tráfico de drogas, roubo com restrição de liberdade da vítima, tortura seguida de morte e ocultação de cadáver.

operação.jpg

Operação Invenire

As buscas iniciaram após a Delegacia de Campo Verde tomar conhecimento do desaparecimento de Jocenilton Costa dos Santos no dia 8 de janeiro de 2023. O irmão da vítima relatou que Jocenilton foi visto pela última vez em um bar, no assentamento Santo Antônio da Fartura.

No dia que desapareceu, Jocenilton enviou um áudio ao irmão, falando que estava na cidade de Campo Verde com uma mulher, e abasteceria a moto para ir embora, porém desapareceu. Dias depois, a moto que a vítima usava apareceu em frente ao bar, onde ele foi visto pela última vez.

O irmão informou que a vítima estava morando na região há 4 meses, não conhecia ninguém, bem como achou o tom de voz de Jocenilton forçado. Ainda segundo apurado, a mãe da vítima, moradora do Maranhão, recebeu pedido de dinheiro para soltar a vítima. Apesar da operação, a vítima não foi localizada.

Nos autos do inquérito foi representado pelas prisões temporárias dos envolvidos, subsidiadas pelas prisões preventivas, pela busca e apreensão domiciliar, e busca exploratória (extração dos dados dos suportes eletrônicos), além da constatação de elementos que apontando para um possível acerto de conta relacionada a droga ou briga em bar.

As buscas pelos três amigos de São Paulo terminaram, mas as investigações sobre a morte deles e a respeito de todos os desaparecimentos continuam.

 

*Com informações Balanço Geral e PJC-MT

Comente esta notícia

Altair Sousa 19/02/2024

Allan Davi Andrade Sousa de 18 anos foi trabalhar em Nova Nazaré Mato Grosso e está desaparecido desde o dia 7 de fevereiro e até agora nossa família está angustiada e sem respostas do que aconteceu com ele.Allan Davi é natural de Estância Sergipe e foi junto com o pai e um tio a trabalho. Nossa família é honesta e precisamos de uma resposta para o sumisse dele.

positivo
0
negativo
0

MM 06/05/2023

Até é compreensível terem medo de forasteiro, mas essas pessoas estavam na cidade a trabalho! Quem não é bem vindo bota pra correr!

positivo
0
negativo
0

Jair Alves 03/05/2023

Sinto dizer... só podia ser em mato grosso ,se fosse em outro tempo podia se dizer que era uma terra sem lei ,mas nos dias de hoje é inconcebível ademais as investigações andam capengas ,se fosse em São Paulo ou Rio estaria desvendado . Absurdo! Justiça! e verdade ou desse mato não sai coelho?

positivo
0
negativo
0

José de mostra da musse 03/05/2023

Tem que ser muito bobinho pra acreditar nisso aí em cima. Tá na cara que na cidade alguém vê estranhos e já pensa que é bandido e aciona as forças de extermínio. A surpresa virá quando descobrirem. Nada fica oculto. A última mensagem falou: polícia e o dono do bar não falou nada? Não há reportagem questionando o governador e o secretário de segurança pública. NADA.

positivo
0
negativo
0

4 comentários

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]