16 de Janeiro de2025


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Terça-feira, 10 de Janeiro de 2017, 08:53 - A | A

Terça-feira, 10 de Janeiro de 2017, 08h:53 - A | A

EDUCAÇÃO

Volta as aulas da rede municipal

Secretária garante que ninguém deve ficar sem estudar no ensino fundamental.

Paulo Pietro
Campo Verde

O ano de 2017 se iniciou e com ele a preocupação dos pais com as escolas que seus filhos irão estudar. Em meio a imbróglios do estado quanto à questão do RGA, que ainda gera o temor de novas greves, o estado e município dividem as responsabilidades quanto ao ensino fundamental  I e II. Quanto às creches e educação infantil a responsabilidade é somente do município, para atualizar as informações, nós realizamos uma entrevista com a secretária de educação Andréa Castilho Schroeter, onde questionamos as principais dúvidas de pais e alunos.   

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Atualmente o município possui 6 escolas que atendem a Educação Infantil, creche e pré escola. Também tem 8 escolas que atendem o ensino fundamental, algumas somente as séries iniciais, outras que só atendem as séries finais e ainda algumas que atendem todo o ciclo. Essa responsabilidade com os ensinos fundamentais é compartilhada com o estado que também dispõe duas escolas para atender o ensino fundamental. Já o ensino médio é de responsabilidade exclusiva do estado.

 

De acordo com as diretrizes escolares os novos alunos terão as matriculas realizadas nas escolas correspondentes a região onde residem, esse ponto gera bastante discussão, pois muitos pais querem que seus filhos estudem em escolas da sua preferencia, ou que seja mais próximo ao trabalho, situação que não irá acontecer ao menos que a escola tenha vagas sobrando em determinada série, que segundo a secretária dificilmente irá acontecer, já que as mais procuradas que ficam localizadas no Centro já estão com suas vagas comprometidas.

 

Mas os pais podem ficar tranquilos quanto à educação, pois ninguém vai ficar sem estudar em Campo Verde segundo a secretária. Os alunos que já estudam nas escolas terão suas rematrículas realizadas sem problemas, mas os alunos que vão ingressar agora no ensino público municipal, que estão chegando no 1° ano do ensino fundamental ou que foram transferidos de outros municípios serão enviados as escolas mais próximas de suas casas.

 

Quanto às crianças de 04 e 05 anos que estão na pré-escola, também não podem ficar sem estudar segundo o novo regimento, terão suas vagas garantidas na rede pública em 2017. Vale até mesmo ressaltar aos pais destas crianças que não frequentaram a educação infantil anteriormente, que este ensino de pré-escola é obrigatório, assim como o ensino fundamental se seus filhos não estiverem matriculados, os pais poderão ser responsabilizados.

 

Para garantir a vaga dos seus filhos, os pais devem procurar a secretária de educação com a documentação em mãos, para saber onde os alunos poderão ser matriculados. As aulas terão inicio no dia 1° de fevereiro para todas as séries do fundamental e pré-escola.

 

Já a questão das vagas em creches, segundo a secretária, infelizmente ainda existe um déficit, que está sendo equalizado com a construção de novas unidades ainda em 2017. Já existe uma fila de espera na secretária de educação e os pais que desejam uma vaga devem procurar a secretária de educação que fica localizada na Rua Terezina 205 – Centro, também munido de documentos pessoais, da criança e de comprovante de endereço. Os pais que estavam na lista de espera do ano passado, não precisam se preocupar, porque essa lista já está sendo transferida para 2017 automaticamente, respeitando a ordem da fila. É bom ressaltar que existem cadastros que estão desatualizados, muitos pais se mudaram de casa, ou de telefone e não conseguem ser encontrados, muitos acabam perdendo as vagas por esse motivo, então se realizou alguma mudança após o cadastro tem que atualizar as informações.

 

Lista de Materiais

 

Como é de rotina todos os anos, as escolas emitem uma lista de materiais que o aluno vai usar durante o ano letivo, como borracha, cola, fita adesiva entre vários outros. Uma leitora enviou para redação do Portal Clique F5 uma lista com vários materiais, que segundo ela foi pedido em uma pré-escola da cidade, em sua opinião a lista é considerada abusiva, quanto a este assunto a secretária de educação do município relatou que “ desde que trabalho como professora no município, isso tem 24 anos, nós realizamos uma lista de materiais dos alunos, materiais esses que são particulares dele, existe uma normativa para se fazer isso. Mas não é obrigatório, tem pais que não tem condições de realizar a compra de todos esses materiais e nós fornecemos para os alunos que não tem condições esse material. O problema é que não conseguimos fornecer para todos os alunos, tem pais que tem condições e até preferem enviar o material de casa para seus filhos, vale ressaltar que esses materiais que são lápis de cor, giz de cera, entre outros será usado individualmente pelos alunos. Quem não tem condições de comprar não tem problema, os alunos irão realizar as atividades da mesma maneira sem nenhum prejuízo, até porque deixamos nas salas de aula uma quantia de material que pode ser usado em comum.”

 

Quanto a possível cobrança destes materiais na escola, Andréa foi clara em responder que “não é para ser cobrado isso, nossa orientação é que isso não aconteça de forma alguma. As vezes a criança tem o material e esqueceu em casa, ai nós pedimos para que ela traga o material, mas quando não tem esse material, nós não orientamos ninguém a ficar cobrando por ele, até por que sabemos que tem pais que realmente estão passando por momentos difíceis e não é por isso que serão constrangidos, de forma alguma.”

 

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]