15 de Junho de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Sexta-feira, 05 de Junho de 2020, 06:30 - A | A

Sexta-feira, 05 de Junho de 2020, 06h:30 - A | A

MELHORIAS

Ventiladores pulmonares são entregues á hospital de Campo Verde

O dinheiro empregado na aquisição é proveniente de doações da Campanha Amigos do Coração

Da Redação

O Hospital Coração de Jesus recebeu na quinta-feira (04), mais dois aparelhos respiradores, duas camas automáticas, 10 suportes para soro, 5 escadinhas, dois degraus e um carrinho de emergência. Com os investimentos feitos, o Hospital passa a contar com 4 leitos preparados para esse tipo de atendimento. Mais dois leitos devem ser montados.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Os recursos empregados, são provenientes de doações da prefeitura, Sindicato Rural de Campo Verde, que seriam empregados na Expoverde que foi cancelada, e de doações espontâneas para Campanha Amigos do Coração. Os equipamentos que vão ajudar bastante à população de Campo Verde caso seja necessário.

A Presidente da ASAS, Maria Frazão Zunta explicou que além de ajudar nos atendimentos no momento atual, os equipamentos ficaram disponíveis para população após passar a pandemia.  “Além de serem equipamentos muito importantes nesse momento de pandemia, eles ficarão a disposição da população da cidade para utilização em todos os casos onde exista a necessidade”.

Maria lembrou que os respiradores não são utilizados somente em casos de Coronavírus, que todo paciente que dá entrada na emergência com dificuldade de respiração faz a utilização destes equipamentos que são fundamentais, principalmente em emergências, como acidentes, traumas e até mesmo urgências de saúde.

A presidente ressaltou ainda que a aquisição dos equipamentos levou também em conta o fator econômico, e que cada respirador que é de marca reconhecida e de última geração custou R$ 60 mil, valor bem abaixo dos adquiridos por outros hospitais.

O secretário municipal de saúde Altair Araújo, fez questão de ressaltar a união entre a população, poder público e entidades, que não tem medido esforços para ajudar o município a se preparar para um momento difícil. “Essas aquisições foram feitas através de uma parceria mista entre poder público, Sindicato Rural, que contribuiu bastante e outras doações. Nós temos um exemplo aqui, que dá certo quando a população e as entidades e o poder público se unem para buscar o bem maior. O Hospital realizou esse investimento com economicidade, transparência e com muita responsabilidade. Sabemos que estamos em um momento grave de pandemia, onde a população está sofrendo com perda de empregos, fragilizados com a questão da doença, mas podem ter certeza de que a administração de Campo Verde tem uma preocupação com todos os setores, mas primeiro precisamos passar por este momento”.

Araújo frisou que a estrutura montada no HMCJ para pacientes com Covid-19 é formada por leitos de terapia semi-intensiva, com suporte para atender os pacientes até que seja regulada vaga para uma Unidade de Terapia Intensiva. “Temos todos os equipamentos de uma UTI, só não contamos com uma equipe multiprofissional necessária para que esses leitos possam ser credenciados como UTI”, explicou.

Desde o início da pandemia a preocupação com essa estruturação do HMCJ foi levada em consideração, a diretoria da instituição, bem como os conselheiros, buscou meios para receber essas doações que estão sendo revertidas em muitos equipamentos e reformas, para que caso seja necessário o hospital possa resguardar a vida dos pacientes da cidade, até conseguirem uma vaga nos centros de referência do estado.

Até agora somente um paciente com Covid-19 de Campo Verde, precisou fazer o uso dos respiradores, ele foi encaminhado pela UTI móvel para Rondonópolis, mas seu quadro já é melhor segundo as informações obtidas e já está fora da UTI.              

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]