28 de Janeiro de2025


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Quarta-feira, 06 de Abril de 2016, 12:57 - A | A

Quarta-feira, 06 de Abril de 2016, 12h:57 - A | A

Saúde

Vacinação contra influenza somente para publico alvo em Campo Verde

Na cidade ainda não há nenhum caso notificado de H1N1, mesmo assim a precaução nunca foi tão importante

Paulo Pietro
Campo Verde
[email protected]

A vacinação contra os mais variados tipos de vírus da gripe, ou influenza vão começar a partir do dia 30 deste mês em Campo Verde e em todo território nacional. Essa vacina também protege contra o perigoso vírus H1N1. Não diferente do resto do Brasil a população campo-verdense está preocupada com a epidemia do vírus que já causou mortes recentes no estado de Mato Grosso. Na cidade ainda não há nenhum caso notificado de H1N1, mesmo assim a precaução nunca foi tão importante. Segundo a Secretária de Saúde de Campo Verde, Sandra Favaro Badoco “estamos alertando a comunidade campo-verdense, para que tomem cuidado. Evitem aglomerações quando existem pessoas gripadas, lavar bem as mãos e se cuidar. Já existem casos de óbitos em outros municípios, por isso, precisamos redobrar a atenção e os cuidados.”

Como nos anos anteriores, a vacinação que vai ocorrer a partir do dia 30, atenderá um grupo específico da população, as regras ficaram mais restritas:

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

•        Crianças de 6 meses a menores de 5 anos, ou seja 4 anos, 11 meses e 29 dias

•        Gestantes

•        Puérperas- Mulheres que tiveram filho em até 45 dias após o parto

•        Trabalhadores da área da saúde

•        Povos indígenas

•        Pessoas com 60 anos ou mais de idade

•        Adolescentes e jovens que cumprem penas socioeducativas

•        População privada de liberdade e funcionários de sistema prisional

•        Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis      

A Secretária lamenta que “não vamos poder estar vacinando toda população. O governo federal tem uma estimativa deste público-alvo nos municípios e o número de vacinas é contado.” Já existem grupos de Campo Verde no Whatsapp, para que as pessoas que quiserem tomar a vacina se juntem para ficar mais barato. O preço médio de cada dose varia de R$ 100 a 150 reais. Nesses casos dos grupos, as pessoas vão em número maior e conseguem um preço menor. Em Campo Verde não existe clinicas que realizem a venda de vacinas, devido a isso a população tem que se deslocar para Cuiabá ou Primavera para se proteger contra a influenza.

Sobre o misticismo de que a vacina serve para dar gripe, não tirar, a Secretária alertou “está injetando-se o vírus e devido a isso, pode ser que a pessoa nos primeiros dias sinta algo diferente, um desconforto, uma gripe leve. Mas ao longo do ano essa vacina é importante pois não vai deixar que vírus mais fortes a contagiem e principalmente a H1N1.”     

 

Vale ressaltar a toda a população que se enquadre no público alvo da campanha do governo federal, que é imprescindível a carteira de vacinação na hora em que for tomar a vacina. A população vai poder procurar qualquer unidade de saúde do município na hora de se vacinar.     

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]