26 de Dezembro de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Quarta-feira, 25 de Abril de 2018, 15:39 - A | A

Quarta-feira, 25 de Abril de 2018, 15h:39 - A | A

Saúde

Vacinação contra a gripe inicia com grande procura pela população

Apesar de valer o alerta, no município nem um caso sequer suspeito de influenza foi detectado em 2018.

Paulo Pietro com Assessoria da Prefeitura
Campo Verde

 

Começou na última segunda-feira (23) a campanha nacional de vacinação contra a influenza (gripe), coordenada pelo Ministério da Saúde. Em Campo Verde, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 8.284 pessoas devem ser imunizadas até o dia 30 de maio. No dia 12 de maio será realizado o “Dia D” da vacinação, com os postos de saúde da zona urbana atendendo das 8h00 às 17h00.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

 

 

De acordo com a preconização do Ministério da Saúde, devem ser vacinados idosos com mais de 60 anos, indígenas, gestantes, mulheres que deram à luz a menos de 45 dias (puérperas), crianças com idade de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias e trabalhadores da saúde. “Esses têm prioridade”, ressaltou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Vânia Christina Sanchez Franceschi.

 

 

Também devem ser imunizados professores e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas específicas mediante prescrição médica. O objetivo da vacinação, de acordo com Vânia Franceschi, é reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza (gripe).

 

 

Em Campo Verde, de acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, a campanha não obedecerá o calendário do Ministério da Saúde, que prevê a vacinação por etapas. No município, todas as pessoas que fazem parte do público alvo já podem procurar os PSF´s da área urbana para serem vacinados. As gestantes poderão se vacinar também no CAISM.

 

 

Vânia Franceschi informou que as vacinas estão sendo encaminhadas por lotes pelo Escritório Regional da Secretaria Estadual de Saúde de Rondonópolis. “Nós recebemos até agora 30% do total necessário para atingirmos a meta. Enquanto houver doses vamos vacinar”, informou.

 

 

Na zona rural, de acordo com a enfermeira, a imunização obedecerá um calendário que está sendo preparado pela Secretaria de Saúde com base nas dozes de vacina disponíveis. “Mas quem quiser antecipar pode procurar o PSF´s de referência, que fica próximo à Prefeitura”, orientou.

 

 

Apesar de a população ter que ficar atenta e realizar um trabalho de prevenção, a enfermeira da vigilância em saúde, Patrícia Alcântara explicou em entrevista que nenhum caso de influenza foi detectado no município, nem sequer a suspeita de pacientes com o vírus foi informada as autoridades municipais, “até o presente momento não temos nenhum caso de influenza, o que podem surgir são casos de síndrome respiratória aguda, que são causadas por vários agentes etiológicos, não somente o vírus da influenza, podem ser bactérias e outros vírus que causam essa síndrome, que pode ser aguda e até mesmo grave em alguns pacientes. Tem que ficar claro a população que quem realiza essa suspeita ou diagnóstico é o profissional médico, assim como ele realiza todos os encaminhamentos necessários. Quando há um caso suspeito de influenza devidamente diagnosticado, ele tem que comunicar a vigilância epidemiológica que vai tomar as devidas providencias, medicação específica enfim tudo que for necessário.”

 

 

A enfermeira disse que é importante que os grupos citados acima realizem a vacinação, mas todos devem se prevenir, evitar locais fechados, manter janelas abertas, lavar a mão periodicamente com água e sabão, ou com álcool gel, na hora que espirrar e tossir evitar levar as mãos a frente da boca e do nariz, tudo isso para evitar a disseminação de micro-organismos que podem comprometer a saúde de várias maneiras.

 

 

A campanha está tendo uma procura bem grande, até mesmo devido às últimas informações divulgadas pela mídia, a população que se enquadra no grupo de risco, está procurando se imunizar.

 

 

Foram distribuídos por enquanto apenas 35% do total de vacinas ao Estado de Mato Grosso, esse mesmo quantitativo foram repassados aos municípios, a previsão, segundo as autoridades estaduais é que o restante das vacinas chegue até o próximo dia 12, data que foi marcada como dia “D” da vacinação em todo Brasil.                

 

 

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]