23 de Julho de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Sábado, 05 de Junho de 2021, 06:30 - A | A

Sábado, 05 de Junho de 2021, 06h:30 - A | A

3ª ONDA

UTIs em Campo Verde atingem 100% da capacidade

Em menos de duas semanas saltou de 80% para 100% de ocupação

Da Redação

Campo Verde está em alerta em relação a Covid-19, a cidade voltou ao nível de classificação muito alto de contaminação em relação a pandemia segundo o Boletim Informativo n° 450 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso. Outras 24 cidades estão lista. Mas Campo Verde já tem 100% dos leitos de Unidade de terapia Intensiva – UTI – Covid-19 ocupados, e o cenário desta vez é mais preocupante.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Em menos de duas semanas a ocupação dos leitos de UTI do Hospital Coração de Jesus, saltou de 80% para 100%. O que chama a atenção é que quase todos os pacientes são moradores da cidade. Ou seja, apenas dois cidadãos são de outro município, quadro antes nunca registrado na cidade.

“Infelizmente o que observamos é que com o afrouxamento das medidas restritivas, os casos voltam a acontecer em maior número. Em consequência é o aumento no número de pacientes internados em enfermaria e UTI também aumentam, a diferença é que agora percebemos que essa onda está mais forte, com alguns poucos dias de diagnóstico, alguns pacientes apresentam um quadro muito grave e não temos como gerenciar isso”, disse o médico Wallace Leão, coordenador da UTI Covid-19 na cidade.

Atualmente a cidade possui 15 leitos de UTI Covid em funcionamento, além de todos estarem ocupados, no dia em que realizamos a entrevista, ainda haviam dois pacientes internados em estado grave esperando a vaga na UTI, que além de não existir na cidade, não existe também nas regionais, que estão lotadas.

“Existem muitas pessoas que pensam que a doença é política, que não acreditam no mal que ela pode causar, nós aqui da linha de frente sabemos toda destruição que ela pode causar, as famílias que perderam pessoas queridas também sabem. É nítido que quando a população relaxa os casos e mortes voltam a acontecer, realizamos um grande trabalho aqui, somos referência, mas também estamos cansados, a população tem que fazer a parte dela”, desabafou Wallace.

Segundo apurado com a Secretaria de Saúde, as autoridades já estão se mobilizando e é possível que a partir dessa semana, saia um novo decreto no município, com medidas mais restritivas.

 

MEDIDAS RESTRITIVAS

Está em vigor na cidade o decreto 59/2021, que foi publicado no dia 26 de maio, após a cidade passar de risco moderado para alto de contaminação da Covid-19. Entre as medidas destacadas no novo decreto está a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos.

Além disso, também não é permitido reuniões em residências; eventos sociais que causem aglomerações; e atividades esportivas coletivas, como por exemplo futebol.

As cirurgias eletivas no Hospital Municipal Coração de Jesus também estão suspensas.

Ficam permitidos apenas os eventos corporativos, empresariais, técnicos e científicos, atividades em igrejas, templos e congêneres, com limite de 50% de ocupação dos locais.

O prefeito Alexandre Lopes também decidiu que o horário do atendimento do comércio em geral, assim como em bares e restaurantes está mantido das 5h às 23h e manteve o toque de recolher nesse intervalo, das 23 às 5h.

As medidas foram tomadas após a reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, na terça-feira (25), onde a Secretaria Municipal de Saúde apresentou dados alarmantes.

A cidade está no decorrer da 21ª semana epidemiológica. Durante a 20ª semana, que se encerrou na última sexta-feira (21), o número de infectados confirmados teve alta considerável, comparando-se apenas à 9ª semana epidemiológica, justamente a que antecedeu a segunda onda da Covid-19 na cidade. Foram 146 casos confirmados.

Segundo o prefeito Alexandre Lopes, tomar medidas mais rígidas agora vai evitar que o cenário piore. “Precisamos tomar medidas urgentes. O que couber à administração para conter o avanço do coronavírus, deve e será feito”.

 

ÚLTIMO BOLETIM

Em Campo Verde, há confirmados 5.364 casos de Covid-19, desta 5.165 já se recuperaram. Há 92 casos ativos, sendo 62 em isolamento social e 30 internados, sendo 09 em enfermaria e 21 em UTI. 107 pessoas já morreram por causa da Covid-19 na cidade. Os dados são boletim epidemiológico do dia 03 de junho.

Boletim 04-06 CV.jpg

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]