23 de Julho de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Quinta-feira, 23 de Dezembro de 2021, 06:30 - A | A

Quinta-feira, 23 de Dezembro de 2021, 06h:30 - A | A

RETROSPECTIVA

UTI’s Covid-19 vazias em Campo Verde

A taxa de recuperados superior a 97%, muito se deve ao trabalho realizado no Hospital Municipal Coração de Jesus

Da Redação

2021 começou como um dos piores anos em relação a Covid-19 em todo Brasil, em Campo Verde não foi diferente. A chamada segunda onda atingiu o município em cheio, o pior cenário que poderia se imaginar no início da pandemia, infelizmente chegou ao município. Os números de mortes em decorrência da doença, subiram 55%, se comparado a todo o ano de 2020. Foram registradas 90 mortes em 2021. Apesar das perdas, o município encerra o ano sem nenhum morador internado em UTI ou enfermaria em decorrência da doença. Um cenário bem diferente do que começou.

Com 6.721 casos confirmados desde o início da pandemia, a cidade chegou a ficar entre os cinco municípios do estado com maior taxa de contaminação de Covid-19, segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso. Dos casos confirmados, 6.573 se recuperaram. E com a chegada da vacina, o município que foi premiado devido ao avanço na imunização, até o dia 15 de dezembro, tinha apenas 20 moradores cumprindo isolamento social.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Segundo dados disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde- SES, através do painel Covid-19. De janeiro a 17 de dezembro, foram registradas 375 hospitalizações, a maioria dos pacientes hospitalizados neste período, eram do sexo masculino e tinham entre 41 e 50 anos e não possuíam comorbidades.

A taxa de recuperados superior a 97%, muito se deve ao trabalho realizado no Hospital Municipal Coração de Jesus ganhou reconhecimento estadual. Desde da pandemia foram cerca de 250 pacientes passaram pela UTI do hospital, que apresentou somente 33% de óbitos enquanto a média nacional ultrapassara os 55%, são 22% a menos de mortalidade diante da realidade das UTI’s Covid do Brasil.

Outro número que corrobora para afirmar que se trata de um ótimo trabalho, são os números disponibilizados de casos graves na cidade, o índice de pacientes que utilizaram ventilação mecânica, que precisaram ser entubados é maior do que a média nacional, ou seja, o HMCJ consegue salvar mais vidas mesmo tendo casos mais graves do que a média nacional.

“Vale ressaltar que em nenhum momento estamos desprezando esses 33% de óbitos, eram pessoas que conhecíamos, que tinham familiares, eram queridos, vidas importantes, a morte sempre é muito difícil, nós sempre lutamos pela vida dos nossos pacientes como se fossem nossos parentes. Mesmo assim temos que lembrar que esses números são extraordinários, nossos índices de mortalidade são os melhores do estado, quase se equiparando a hospitais particulares de grandes centros do Brasil”, apontou o Diretor Clínico e Responsável pela UTI Covid do Hospital Coração de Jesus Wallace Leão.

Desde setembro o município de Campo verde, sem mantém, sem internações em enfermarias e UTI. 96%. Da população vacinável já receberam 1ª dose ou dose única. 64% da população está com o esquema vacinal completo.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]