15 de Janeiro de2025


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Terça-feira, 12 de Abril de 2016, 20:44 - A | A

Terça-feira, 12 de Abril de 2016, 20h:44 - A | A

PRODUTIVIDADE

Soja teve safra regular no sul do MT

Paulo Pietro

A Aprosoja divulgou nota sobre a quebra de safra no estado acontecido na última colheita de soja devido à chuva e calor. As condições climáticas de Mato Grosso, nos meses de setembro a dezembro de 2015 e em fevereiro deste ano, são apontadas como a causa principal do baixo rendimento de lavouras de soja em algumas regiões do Estado. A conclusão está em relatório feito pela Embrapa, a pedido da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).  O pedido da associação, por sua vez, partiu de recorrentes reclamações por parte dos produtores e avaliações rotineiras da equipe técnica da entidade ao longo do último ano e do início deste. Ainda, de acordo com o relatório da Embrapa, a maior parte dos problemas observados pelos produtores são decorrentes da falta de água e das temperaturas médias elevadas.  De acordo com o relatório, as condições acima coincidiram com a fase de desenvolvimento vegetativo e com a época de floração e enchimento de grãos de diversas lavouras, o que resultou no baixo desenvolvimento e abortamento de flores e na formação de vagens vazias ou chochas.

Em Campo Verde, porém apesar de algumas propriedades terem sofrido do mesmo mal, no geral foi uma safra regular segundo a representante da Aprosoja Susiane Azevedo. “Foi uma safra regular, se comparada a anterior, em algumas propriedades a produtividade foi maior em outras menor de acordo com a época plantada. Os produtores que se anteciparam no plantio sofreram um pouco mais com a perda, mas a maioria teve a produtividade que era esperada.” 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Apesar de regular muitos produtores reclamaram, pois, previam um aumento da produtividade o que não aconteceu. Susiane contou que em Paranatinga, por exemplo, o excesso de chuva prejudicou a colheita, “em algumas cidades da região tiveram maior intensidade de chuvas na época de enchimento dos grãos isso causou uma perda grande. Mas em Campo Verde a chuva não prejudicou tanto, na verdade a safra ficou no que era esperado.” 

Quanto a qualidade dos grãos, na região estão como das últimas safras. “Os grãos da região não perderam qualidade, esse na verdade é o maior perigo quando se encontra um cenário como desta última safra, mas as análises iniciais apontam que a qualidade se manteve”, reiterou a representante da Aprosoja.                     

Temperatura elevada: Para se ter uma ideia, em 2013, as temperaturas máximas em outubro foram, em média, de 33,1 ºC. No mesmo período, em 2015, a temperatura foi de 35,7 ºC. No mês de novembro, as médias de 2013 e 2015 foram respectivamente de 30,5 ºC e 34,1 ºC. No mês de dezembro, as médias atingiram 30,5 ºC , em 2013, e 33,4 ºC em 2015. 

 “Estes dados revelam que estes períodos coincidiram com a fase de desenvolvimento vegetativo e com a época de floração e enchimento de grãos de muitas lavouras, provavelmente acarretando baixo desenvolvimento e abortamento de flores e vagens vazias ou “chochas”, respectivamente, que muito provavelmente contribuíram para a baixa produção das lavouras”, relata a pesquisadora da Embrapa, Dulândula Wruck.      

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]