Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento cultural da comunidade, o Instituto Sicoob – integrante do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil contemplou com recursos financeiros um projeto de música do Instituto Germinando Sons, em Campo Verde.
O projeto de música foi inscrito no edital Cooperação para o Desenvolvimento para participar da seleção nacional, em 2020. E, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), o Sicoob disponibilizou R$100 mil reais.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Atualmente, o projeto possui 380 crianças cadastradas e faz 420 atendimentos, todos gratuitos. Para conseguir atender toda a demanda de crianças da cidade e da zona rural de Campo Verde, 20 pessoas trabalham no Instituto.
O projeto foi contemplado por trabalhar dentro dos temas transversais relacionados aos três eixos de atuação do Instituto Sicoob, que é Cooperativismo e Empreendedorismo, Desenvolvimento Sustentável e Cidadania Financeira. “Nós ficamos felizes em poder levar o cooperativismo às pessoas que trabalham em prol do desenvolvimento da Comunidade. Incentivamos a arte, cultura, esporte e lazer”, declara o presidente da Cooperativa Sicoob Primavera, Edson Luiz Dapper.
De acordo com o diretor presidente do Projeto Germinando Sons, André Regis Tavares, o apoio de R$100 mil reais do Sicoob, representa a continuidade de um projeto que deu certo. “Com o apoio do Sicoob, nós vamos conseguir investir em recursos humanos e contemplar ainda mais pessoas”, afirma Tavares.
O Instituto já descobriu vários talentos, um deles é o jovem Vander Ribeiro Marques Junior, que iniciou como estudante de música em 2013, e hoje já é instrutor de flauta transversal e saxofone. “Desde pequenininho tinha aptidão pela música, mas foi na escola que eu aprendi a música em sua profundidade. Além de aprender a tocar os instrumentos, eu também me dediquei ao canto e a voz. E, assim como o projeto mudou a minha vida, eu acredito que empresas como o Sicoob apoiando ações de cultura, também irá beneficiar outros jovens, parabéns pela iniciativa”, declara o instrutor feliz da vida, que teve a primeira assinatura da carteira de trabalho, com o projeto musical.
Pandemia
Devido a Pandemia, a Instituição tomou medidas imediatas para melhor atender seu público, criando mecanismos online de aulas; área no aluno, ambiente com vídeo aulas no site da escola e distribuição de blocos de atividades impressos para retiradas. No município de Campo Verde, o Instituto foi a primeira instituição de ensino a estabelecer e manter contato com seus alunos por mecanismos virtuais.
O projeto
Em 17 de novembro de 2015 no município de Campo Verde, nasce a Associação Orquestra Sinfônica Jovem de Campo Verde, organização sem fins lucrativos criada com a missão da promoção da cidadania através da área artístico-cultural, utilizando a música como ferramenta. Sendo uma organização também criada para auxiliar o projeto de música já existente no município. São membros da Instituição, pessoas da comunidade e pais de alunos.