12 de Junho de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Quarta-feira, 11 de Março de 2020, 09:10 - A | A

Quarta-feira, 11 de Março de 2020, 09h:10 - A | A

ECONOMIA

Semana decisiva para avicultura de Campo Verde

A esperança da ACAV é que ainda essa semana situação seja resolvida

Paulo Pietro
Campo Verde

O setor da avicultura campo-verdense deve ter uma semana decisiva sobre seu futuro, pelo menos essas foram às informações obtidas pela nossa reportagem, em entrevista realizada nesta terça-feira (10) com os representantes da ACAV (Associação Campo-verdense de Avicultura).

Muitos boatos desanimadores vinham sendo espalhados nos últimos dias, sobre uma possível desistência da retomada da criação de frangos para o abate, mas as informações foram negadas pelos representantes do setor, que inclusive afirmaram que o retorno nunca esteve tão próximo.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

 

“É interessante isso, as pessoas sempre nos procuram na cidade e eu sempre tenho uma postura positiva, sei que tem muitos que não acreditam mais nisso. Mas posso afirmar que este momento está enfim chegando, a negociação antiga entre União Avícola e BRF (Brasil Foods, antiga Sadia da cidade) deve se concretizar nos próximos dias, acreditamos que isso vai ocorrer. Com essa decisão tomada, nossa expectativa é de voltar a produzir de maneira imediata, ainda não sabemos com qual empresa, mas ao que tudo indica seja a União Avícola, acredito que nos próximos dias podemos já estar realizando o planejamento para o retorno da atividade,” disse o presidente da ACAV Clodoaldo Lima, que desde o inicio das negociações, como parte interessada, acompanhou e até intermediou o processo.

 

Este inicio de parceria, seria para a retomada da produção dos frangos, para inicialmente serem abatidos em Nova Marilândia, mas a construção do frigorífico está diretamente ligada a este projeto. “Nós entendemos essa questão de especulação, sim ou não, até não podemos falar muito, gostaríamos que as pessoas entendessem isso, pois se trata de assunto de investidores, segredos comerciais. Mas o humano tem tendência a ser pessimista, é mais fácil falar de coisas ruins do que coisas boas. Sobre o frigorifico, essa ideia em nenhum momento foi colocada de lado, nós conversamos com várias empresas e os últimos interessados estão com negociações bem avançadas no fechamento do projeto. Desde 2016 falamos sobre o frigorífico, ainda mais depois do anuncio do fechamento da BRF. Mas posso dizer com certeza de que nunca esteve tão próximo de fechar um acordo como agora, o negócio está bem adiantado, a área está praticamente definida, os projetos estão prontos e estamos somente por detalhes,” pontuou Clodoaldo.

 

Ele ainda disse a nossa reportagem em tom otimista que somente uma catástrofe comercial, alheia a atual economia do pais e do mundo, poderia tirar o frigorífico da cidade, mas frisou que são assuntos distintos, uma é a volta da produção e a outra é o inicio da construção do frigorífico.

 

Quanto à situação dos aviários desses associados, se eles estariam ou não aptos a retomar a atividade depois de tanto tempo parados, o presidente foi claro, “ao contrário do que se especula nossos aviários estão todos em condições de voltar a produzir, pouquíssimos casos de pessoas que desistiram de esperar e migraram para outra atividade foram registrados, mas são números insignificantes. Os aviários estão disponíveis desde quando paramos de alojar, esse é nosso maior ativo.”

 

O presidente também frisou que durante todo esse período de negociação contou com o apoio irrestrito da Prefeitura Municipal, através do Prefeito Fábio Schroeter e de seus secretários, que estão acompanhando de perto esse desfecho.

 

Vale lembrar também que a ACAV agora está em novo endereço, antes o endereço físico da instituição era em uma sala anexa ao Sindicato Rural do município, agora está funcionando em parceria com o CEMP, no antigo prédio da instituição onde funcionava a ACICAVE.

 

Sobre essa mudança, Clodoaldo disse que “foi necessário, pois o Sindicato se mudou para outro endereço, um local menor, mas quero aqui deixar meus agradecimentos para o Fernando Guerreiro e toda a diretoria, que era o presidente do Sindicato na época que fizemos a parceria, também ao Gladir Tomazelli que é o atual presidente, que manteve essa parceria nos últimos seis anos. Somos gratos também ao CEMP na pessoa do Junior  e da Lori, presidentes da CDL e ACICAVE, por essa nova etapa, ainda estamos nos adaptando mas logo tudo vai estar nos conformes para atendermos a demanda de nossos associados.”       

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]