De acordo com dados do Radar de Obras, ferramenta criada pelo Tribunal de Consta do Estado – TCE para fiscalização e apresentação de obras paralisadas em todo estado de Mato Grosso, Campo Verde tem nove obras paralisadas. Destas oito são de responsabilidade do poder público municipal. Entre as obras paradas, está o Abatedouro Municipal e a obra no recanto do Sol, que segundo dados do radar, constam como paralisadas por perda de vigência contratual.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Todas as obras paralisadas somam R$ 19.844.064,22 (Dezenove milhões, oitocentos e quarenta e quatro mil, sessenta e quatro reais com vinte e dois centavos). Ainda conforme o painel do TCE, quatro das obras citadas estão paradas a mais de 90 dias. Os dados são apurados levando em consideração o ano de 2011 até 2022. As obras são das mais variadas áreas, como saúde, educação e infraestrutura.
Desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TCE-MT e gerenciado pela Secretaria de Controle Externo (Secex) de Obras e Infraestrutura, o Radar Obras Paralisadas, mais um módulo no Sistema Radar de Controle Público, se utiliza informações do banco de dados do Sistema GEO-OBRAS do tribunal, que são declaratórias e cadastradas pelas próprias unidades gestoras responsáveis pelo empreendimento, nas diversas fases do processo, quais sejam planejamento, licitação, contrato e execução da obra.
OUTRO LADO
Nossa equipe de reportagem solicitou informações sobre as obras que constam na lista do Tribunal de Contas do Estado, junto a Assessoria de Imprensa da prefeitura de Campo Verde, mas até o fechamento desta edição, não obtivemos respostas.
NO ESTADO
O levantamento da Secretaria de Controle Externo de Obras e Infraestrutura do Tribunal de Contas do Estado aponta que 2.336 obras estão paralisadas em todo o estado. Quase metade delas está concentrada em 20 dos 141 municípios.