A Secretária Estadual de Ciências e Tecnologia e outros representantes do governo do estado, estiveram na prefeitura de Campo Verde no final da manhã desta quinta-feira para entregar pessoalmente a ordem de serviço para construção da Escola Técnica Estadual do município.
Luiza Helena Trovo, falou sobre esse passo importante que está sendo dado. “ A construtora já está na cidade, limpando o terreno e nossa intenção é que a obra comece o quanto antes, nos estamos elaborando um cronograma de obras e estaremos monitorando essa construção com bastante rigor, até porque nos temos prazo, essas escolas são parte de um convênio com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento) esse convênio tem tempo definido. Por isso temos a obrigação de usarmos esses recursos que já estão em conta na construção dessas escolas.”
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
As ETE são escolas de ensino técnico que promovem a formação cidadã dos discentes, capacitando-os para o mundo do trabalho com ética e empreendedorismo.
Em Campo Verde a escola será construída ao lado do Campus do IFMT, no Belvedere, desde a época da primeira inauguração, a região já se despontava como um polo educacional, que enfim deve se realizar.
A exemplo de outras unidades do estado a ETE de Campo Verde, vem com objetivo de qualificar a mão de obra local, dando oportunidades para os jovens que estão terminando o ensino médio, ou que já terminaram. Os cursos oferecidos em cada unidade depende de uma série de estudos, das carências profissionais no município e também no potencial que cada cidade possui.
A escola deve servir como grande alternativa para as pessoas que procuram novas áreas de trabalho, para quem ainda não conseguiu ingressar em um curso superior e até para trabalhadores que já atuam em empresas, mas precisam se especializar em alguma função.
A Secretaria também falou sobre como vai será o funcionamento da ETE, “são cursos que deverão estar atendendo a necessidade de mão de obra do município e região, então não somente Campo Verde, como as cidades vizinhas também poderão ser beneficiados. Serão 12 salas de aula, 6 laboratórios, um auditório, um ginásio coberto e uma biblioteca. Toda essa estrutura estará a disposição da população. O Valor da obra é de 10 milhões. “
Além de contar com mais esse polo educacional, a obra e posteriormente a escola vai garantir geração de empregos. A empreiteira que ganhou a licitação disse que vai contratar todos os operários da construção em Campo Verde. Para o funcionamento da escola, provavelmente será realizado um concurso estadual, quem se interessar pode concorrer a uma das vagas tanto do corpo docente quanto do administrativo.