A situação da saúde público em Mato Grosso é grave, municípios que sempre foram referência no estado estão pedindo socorro.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Desde o inicio do mês a situação em Primavera do Leste é grave, os dois hospitais do município que tinham convênios para o atendimento público suspenderam esses tipos de consulta, pois a prefeitura não renovou os contratos com os hospitais. Sem receber as verbas eles foram obrigados a paralisar o atendimento público enquanto a situação não fosse resolvida.
Segundo a reportagem do CliqueF5 apurou, a proposta de contrato não era viável para ambos os hospitais, nem mesmo para os médicos que atendiam o Sistema Único de Saúde (SUS). A prefeitura, em nota, esclareceu que a mudança de hospital trará uma redução financeira de 55% para os cofres públicos do município.
Após várias reclamações e a intervenção de vereadores na situação, a administração pública voltou atrás e resolveram realizar um aditivo para o funcionamento do convênio nos moldes antigos, por mais 45 dias. Caso a situação não se resolva a população primaverense terá que recorrer ao município de Poxoréu a 40 km de Primavera, para realizar alguns serviços de urgência e emergência, cirurgias e internações.
Em outro caso que ficou notório no município de Sorriso esta semana, devido à uma entrevista do diretor técnico do Hospital Regional de Sorriso, a 350 km de Campo Verde, Roberto Satoshi, na ocasião o diretor acaba chorando, pois, nunca havia imaginado que a situação do hospital chegaria ao ponto em que estava. A Precariedade na unidade de saúde por atrasos nos repasses por parte do governo do estado, inclusive com a falta de alimentos para servir aos pacientes é grande. Alguns serviços, como cirurgias, estão parcialmente suspensos desde março porque os médicos estão há três meses sem receber. Segundo a direção, a dívida do estado com a unidade é de R$ 8 milhões.
Fora isso vários outros municípios como Rondonópolis, que possuem unidades de saúde regionais estão com dificuldades financeiras devido aos atrasos constantes nos repasses.
Nesta quarta-feira (24) a Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, resolveu trancar a pauta no Legislativo até que a atual situação da Saúde no estado seja resolvida pelo governo. O pedido de sobrestamento de pauta foi feito pelo deputado estadual Allan Kardec (PT), do bloco da oposição, durante a sessão matutina desta quarta-feira.
O pedido de suspensão das votações em plenário foi feito após vir à tona problemas de repasses a hospitais mantidos pelo governo do estado, que estariam comprometendo o funcionamento das unidades.