Por volta das 17h15 de segunda-feira (29), um a saída de pista foi registrada pela equipe da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militares (CIBM). Um veículo Palio preto (placa não identificada) capotou na BR-070, a aproximadamente 30 quilômetros do município sentido Serra de São Vicente. No momento do acidente, o condutor, Valteir Marques, de 35 anos, estava a esposa Daniela Maria Ramos, de 36, e os três filhos – sendo dois de 6 anos e um de 9.
A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que fica junto ao Batalhão do Corpo de Bombeiros recebeu a chamada de pessoas que passaram pelo local do acidente, porém, de acordo com o sargento-bombeiro Elton Ibiapino, no momento em que a viatura estava saindo para atendimento dos feridos, um veículo não identificado chegou a sede do Corpo de Bombeiros trazendo a passageira Daniela e as três crianças. “De imediato transferimos as vítimas para nossas unidades médicas e os conduzimos ao Hospital”, destacou Ibiapino.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Enquanto uma equipe atendia os 4 feridos, outro grupo se deslocou até o local do acidente para atender o quinto envolvido, porém, ao chegar encontraram Valteir, que teve apenas pequenas contusões aguardando a chegada da Polícia Rodoviária Federal. O motorista sofreu escoriações leves e não quis ser atendido. Daniela e as três crianças foram atendidas no Hospital Municipal Coração de Jesus em Campo Verde, passam bem e foram liberadas horas depois.
ATITUDE DE POPULARES REPRESENTOU RISCO
O fato de populares terem trazido as vítimas até a cidade, mesmo sendo um gesto humanitário, representou risco à integridade física destes.
As primeiras medidas, ainda no local do acidente, são cruciais antes que o atendimento chegue. Cada pessoa é diferente e os casos variam em gravidade e riscos, mas as ações iniciais devem sempre seguir um padrão, prezando pela segurança da(s) vítima(s). Aqui vão algumas dicas valiosas que você pode fazer caso presencie um acidente automobilístico.
1 - Sinalize bem o local do acidente: Coloque o triângulo na estrada para que os outros carros reduzam a velocidade e, consequentemente, evitar que um novo acidente aconteça. Se tiver um facão ou outro objeto cortante à disposição, corte galhos de árvore e espalhe-os sobre a pista por uma distância segura para ambos os lados e ao redor do local onde está(ão) o(s) acidentado(s);
2 - Chame imediatamente o socorro, acionando o Samu (192) ou os Bombeiros (193);
3 - Verifique a gravidade geral do acidente sem tocar no ferido;
4 – Veja se a pessoa acidentada está lucida e converse com ela calmamente para verificar se está ferida ;
5 - Dirija-se à(s) vítima(s) calmamente. Cada pessoa reage de forma distinta, portanto é normal que ajam de forma irracional, desesperada ou impulsiva;
6 – Mantenha sempre a calma. Respire profundamente e, sem se mostrar nervoso ou agressivo, peça ao acidentado que também fique calmo;
7 – Peça que as pessoas se mantenham afastadas e não se esqueça de sempre incentivar a vítima machucada a aguentar firme até a chegada do socorro profissional;
E a oitava e mais importante delas:
8 – Jamais toque na(s) vítima(s) ou remova por conta própria até uma unidade médica, a fim de evitar lesões graves, principalmente de coluna ou hemorragias. Somente médicos, bombeiros ou enfermeiros de resgate devem fazê-lo. Caso contrário, siga os passos anteriores até a chegada do socorro.