A maior surpresa das eleições municipais de Campo Verde veio da Câmara de Vereadores. Como todos sabem o resultado oficial das eleições de 2020 demorou mais do que o habitual para sair. Enquanto os eleitores de Alexandre Lopes (PDT) já comemoravam o resultado devido a soma dos boletins de urna, os candidatos a vereador ficaram aflitos até as 21:30 em Campo Verde para saber se estavam ou não entre os 13 eleitos.
Pela primeira vez na história houve a troca de 85% da Câmara de Vereadores do município em uma única eleição, ou seja, dos 13 candidatos, apenas 2 se reelegeram, o primeiro deles Silvio Eventos (DEM), que foi candidato a vereador mais votado em Campo Verde com 675 votos e a outra a vereadora se trata de Alaene Francisca, mais conhecida como Boneca (PODE), que desistiu de uma candidatura a vice-prefeita, com o candidato vencedor Alexandre Lopes (PDT), depois de um áudio comprometedor, porém fora de contexto, vazado, conseguiu se reeleger vereadora com 551 votos.
Quanto a participação feminina nas eleições de 2020, o resultado foi surpreendente, a Câmara passará a ter três cadeiras ocupadas por mulheres. Segundo informações da Justiça Eleitoral, 50% dos eleitores da cidade são homens e outros 50% mulheres. A maioria deles tem entre 35 a 39 anos e não concluíram o ensino fundamental.
O resultado representa um aumento de 200% na representatividade feminina da Câmara, tendo em vista que no último pleito eleitoral apenas Boneca foi eleita. As outras vereadoras que tomarão posse no dia 01 de janeiro de 2021 são: A estreante na política local que tinha um nome curioso na urna, Janaína Nordestina Esposa do Lagoa (SD), que se chama Maria Janaina Santos Guilherme, e a Professora Socorro (MDB), que já havia sido eleita vereadora anteriormente, e que agora farão companhia para Boneca no legislativo campo-verdense.
Além do legislativo, a vice-prefeita Edna Queiroz da Silva (PDT) -Edna da Farmácia-, vai estar representando a mulheres no executivo.
MULHERES DOMINAM EM DOM AQUINO
No outro colégio eleitoral que faz parte da 12° Zona Eleitoral, Dom Aquino, a história foi bem diferente, lá as mulheres vão ser maioria na Casa de Leis, das nove vagas, as mulheres ocuparão seis, guardada as devidas proporções, o município será o que tem maior representatividade feminina no Legislativo no estado de Mato Grosso.
Na cidade que tem 6.499 eleitores aptos a votar, segundo a Justiça Eleitoral, a maioria são homens (50,4%), já a mulheres representam 49,6% do eleitorado.