15 de Junho de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2015, 16:42 - A | A

Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2015, 16h:42 - A | A

De bem com a vida

Relacionar gera evolução

Aprender com outro ser humano: uma chave importante para aumentarmos as probabilidades de acertos em nossas vidas

piscólogo Orivaldo Sales

Muitos seres humanos passam pela vida sem se darem o direito de estabelecerem sintonia com as demais pessoas, isso vai os tornando pessoas frias e pobres em experiências de vida. Entrar em contato com outros seres é uma grande oportunidade de crescimento e evolução.

Todas a pessoas desejam ter a capacidade de acertar mais e errar menos em suas vidas, mas o que poucos conseguem perceber é que no contato com os outros seres podemos ter a oportunidade de conhecer leis de funcionamento da vida.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Nós temos a oportunidade de aprender com os erros e acertos dos outros e dessa forma, não precisamos de ter passado por todas as experiências para que possamos aprender as lições que a vida proporciona.

A maioria das pessoas passam pela vida um do outro como se fosse um gato passando por cima de um telhado quente de zinco em dia de sol, ou seja, correndo como se fossem se queimar de alguma maneira. Dessa forma, acabem esquecendo de sentir as energias dos outros e aprender um pouco mais com cada pessoa.

Na verdade, nosso cérebro acaba não diferenciando muito bem o que é apenas um pensamento ou uma imaginação de uma cena sobre a vida e o que é fato real, acontecendo naquele exato momento.

Tal premissa ajuda a explicar o porquê nosso psiquismo acaba se acostumando com as informações que enviamos pra ele mesmo que através de pensamento. Se estamos escutando a história de vida de uma pessoa, estamos gerando em nossa mente imagens, sons e sensações sobre o que a pessoa teria passado.

Esse processo de imaginar, ou também chamado de criação de quadros mentais, faz com que nosso psiquismo aprenda com as experiências que estamos imaginando, dentro do nosso cérebro ocorre como se aquelas experiência fossem nossas, ou seja, o efeito é como se eu tivesse vivendo aquela experiência.

Os sábios são capazes de aprender com os erros e acertos dos outros, são capazes de tirar conclusões para suas vidas das experiências que os outros viveram, afinal de contas, não precisamos errar todos os erros para saber o que é certo e o que é errado, podemos aprender 

Para aprender com alguém é preciso se desvincular um pouco de si, entrar no mundo do outro e entrar na sintonia daquela pessoa e viajar um pouco naquele mundo que é a outra pessoa. Após fazer esta viagem, temos que voltar para nosso mundo, fazer uma avaliação do que experimentamos, tirar as conclusões necessárias e seguir a vida.

É lamentável encontrar pessoas que nem sequer se dão o direito de escutar o outro, não saber o quanto estão perdendo oportunidade de evoluir.

Agora que ver que saudável é escutar os anciãos de uma sociedade, aprender com suas experiências, avaliar suas fraquezas e suas vitórias, não tem nada melhor para crescer e evoluir do que respeitar e ouvir seus idosos.

Por isso, não perca a oportunidade de conectar-se com outro ser humano e aprender com ele. Veja em cada pessoa que surge na sua vida uma oportunidade de aprender algo novo. Dessa maneira vai ser capaz acertar mais e errar menos em sua história de vida. (piscólogo Orivaldo Sales)

 

 

 

 

 

 

 

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]