Os eleitores que não votaram e não justificaram sua ausência nas três últimas eleições devem procurar o cartório eleitoral, até dia 04 de maio, para regularizar sua situação junto a justiça eleitoral e evitar o cancelamento de seu título.
Conforme contou a chefe do cartório eleitoral da 12ª zona eleitoral (Campo Verde/ Dom Aquino), em Campo Verde, 375 eleitores foram identificados como faltosos e podem ter seu titulos cancelados caso não compareçam ao cartório até o dia 04. Em Dom Aquino, 100 eleitores estão na mesma situação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
O levantamento dos eleitores faltosos é feito a cada duas eleições e cada turno é contabilizado como uma eleição. Para regularizar o titulo, o eleitor deve comprovar que justificou a ausência ou pagar a multa pela ausência, que corresponde a R$3,51 para cada eleição.
Os eleitores com título cancelados não podem tomar posse em concursos públicos, efetuar matricula em instituições de ensino superior fazer passaporte e pode ter seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) cancelado, entre outras consequências. No período até 04 de maior é feita a convocação para a regularização dos títulos evitando transtornos com o cancelamento, mas o procedimento pode ser feito durante todo o ano.