25 de Junho de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Terça-feira, 01 de Setembro de 2015, 21:03 - A | A

Terça-feira, 01 de Setembro de 2015, 21h:03 - A | A

PRODUTIVIDADE

Qualidade da fibra do algodão anima agricultores no MT

Cooperfibra registra melhor qualidade na fibra. Colheita chegou a 76,4% da área total

Redação

A colheita de algodão chegou a 76,4% da área total de 564,1 mil hectares na última semana em Mato Grosso, conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), divulgados na última sexta-feira (28). A expectativa é de que a produção chegue a 870 mil toneladas de pluma.

No campo, o agricultor Milton Júnior Garbúgio já considera a safra 2014/15 melhor que a anterior em relação ao preço, rendimento e qualidade do algodão. Neste ano, os investimentos em adubação foram maiores e o resultado aparece na colheita.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

A produtividade média até agora chega a 117 arrobas de pluma por hectare, quase dez a mais que na última safra.

Mas o que tem deixado o agricultor ainda mais animado é a qualidade da pluma, que está superior à de safras anteriores.

“É muito bom, porque o mercado quer um algodão melhor e quem tem vende mais fácil. Temos qualidade de fibra melhor, uma cor melhor e um bom preço na hora de vender”, afirma.

 

O produtor não foi o único a conseguir um resultado melhor nesta safra. A boa qualidade do produto que sai do campo é um dos destaques este ano, o que foi confirmado na classificação da pluma.

O diretor comercial da Cooperativa dos Cotonicultores de Campo Verde (Cooperfibra), Carlos Menegati, afirma que neste ano houve um incremento de qualidade em comprimento de fibra, resistência e uniformidade, o que tem agradado as indústrias que compram o algodão mato-grossense, garantido com isso o bom preço do produto.

 

Menegati explica ainda que a qualidade é um resultado das boas práticas do agricultor em adubação, controle de pragas, época de plantio, variedades selecionadas, auxílio do ambiente, clima, temperatura e chuvas. “A produtividade está boa e a qualidade excepcional”, comenta.

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]