Na noite de quarta-feira (03) foi realizada a convenção do Partido da Social Democracia Brasileira. Com a participação dos membros e diretoria do partido. Segundo o artigo 87 do Código Eleitoral, só podem concorrer às eleições os candidatos que estiverem inscritos em um partido político. Uma vez que cada partido possui inúmeros filiados, é necessário escolher entre eles, em convenção partidária, os que serão candidatos a cargos eletivos.
Convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações (união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições).
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Com esse objetivo os tucanos oficializaram suas pré-candidaturas, inclusive anunciando publicamente o pré-candidato a vice-prefeito Milton Garbugio.
“Realizamos essa convenção hoje segundo rege a nossa legislação. Temos o prazer de fazer um trabalho novo do PSDB, visto que em 2012 o partido estava praticamente extinto, contava com dois vereadores e um secretário municipal, mas inativo, tomamos frente e reestruturamos esse partido. Contamos com o apoio do Juraci Vasco, vice-presidente do partido, que nos ajudou muito. O partido irá para essas eleições com 9 ou 10 candidatos a vereador e apresentará o pré-candidato a vice-prefeito Milton Garbugio, que é uma pessoa muito querida, que pode fazer muito pelo município”, considera o presidente do partido José Maria dos Santos.
“Essa é a primeira vez que eu me disponho a participar das eleições, resolvi participar, pois acreditei que era hora certa, confio no meu pré-candidato a prefeito Fábio Schroeter e sei que junto a ele tenho possibilidade de contribuir para Campo Verde. Moro aqui há 33 anos e nunca pensei em sair do município, então atendendo a esse chamado cívico, aceitei participar destas eleições”, comemorou Garbugio, oficialmente pré-candidato a vice-prefeito ao conceder entrevista ao O Diário.
Schroeter falou sobre a importância de ter Garbugio, disputando ao seu lado as eleições. “O PSDB é um partido da nossa base aliada e importante, com um pré-candidato que vem para fortalecer nossa candidatura. Seu Milton Garbugio é um homem que tem um respeito muito grande em Campo Verde, por todo trabalho prestado a frente Cooperfibra, da Ampa, de vice-presidente da Aprapa. Um empresário de sucesso e uma pessoa querida, que nos auxiliará nessa eleição.”
A coligação Todos por Campo Verde e formada pelo PSDB, DEM e PTB. Os presidentes dos partidos estão ainda em busca de nomes para tentar levar a chapa de candidatos a vereador completa, com 26 nomes.
Hoje o PSDB tem grande força no cenário político. Em Campo Verde dois vereadores são do PSDB, inclusive o atual presidente da Câmara Welson Silva. No Estado o governador Pedro Taques, também faz parte do partido. Em nível nacional o PSDB foi um dos partidos que lutaram pelo afastamento da presidente Dilma Roussef, e que figuram como fortes aliados do presidente interino Michel Temer, compondo inclusive alguns ministérios.