Em tempo de pandemia, em que todos os setores da economia estão sentindo a redução no faturamento, um projeto de educação ambiental e de incentivo a uma alimentação mais saudável vai fomentar a agricultura familiar em Campo Verde.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
O Projeto Recicla Verdinho, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, incentiva a troca de materiais recicláveis por vouchers que dão direito à compra de produtos comercializados no pavilhão da Feira Livre Municipal por pequenos produtores locais.
Para o gerente de Agricultura Familiar da SEDAM/CV, Altair Donizete Restani, o Recicla Verdinho vai proporcionar um aumento na comercialização e, consequentemente, aumentar o faturamento dos agricultores familiares.
“Nós temos mais de 1,5 famílias que vivem da agricultura familiar no nosso município e esse projeto veio para ajudar nesse momento. Com a diminuição de pessoas indo às feiras, com medo de saírem de casa, acabou prejudicando a agricultura familiar”, lembrou ele.
As famílias citadas por Restani, vivem, na grande maioria, em pequenas propriedades localizadas em assentamentos da Reforma Agrária, onde são cultivadas hortaliças, frutas e legumes. A comercialização, além da Feira Municipal, é feita também com mercados de grandes cidades de Mato Grosso, como Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.
O Projeto Verdinho é patrocinado pela Cooperativa de Crédito Sicredi Cerrado, que destinou inicialmente R$ 6 mil. Neste sábado (8), a SEDAM/CV fará o cadastramento dos feirantes e pequenos produtores que participarão do Projeto. Os vouchers recebidos por eles poderão ser trocados por dinheiro na agência local do Sicred.
Estão envolvidos no Projeto, alunos do quarto e do quinto ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Paulo Freire. Serão eles que farão a troca de latas, garrafas peti, embalagens de produtos de limpeza e tetra pak pelos vouchers em um ponto que será montado todos os sábados no estacionamento do pavilhão da Feira Livre Municipal, a partir do próximo dia 15.