13 de Janeiro de2025


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Quarta-feira, 26 de Abril de 2017, 13:39 - A | A

Quarta-feira, 26 de Abril de 2017, 13h:39 - A | A

INAVAÇÃO

Projeto Inovador conta com a participação de vereador de Campo Verde

Zé Maria, foi um dos idealizadores do projeto que promete ser exemplo para o Brasil.

Paulo Pietro
Campo Verde

Um problema para as pessoas que necessitam realizar tratamentos, exames e consultas em outros municípios é justamente a estadia. Já fragilizados por um problema de saúde, muitas vezes o enfermo não possui condições de pagar um hotel, ou algo desse tipo, dessa necessidade surgiram em todos os grandes centros as casas de apoio, que recebem essas pessoas, servem refeições e as abrigam com o mínimo de conforto.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

O problema é que no Brasil ainda não existe uma regulamentação sobre o funcionamento desses locais, mesmo prestando trabalhos relevantes à sociedade e a saúde pública, as casas de apoio acabavam ficando relegadas em uma posição de informalidade, com isso muitos aventureiros, ou mesmo golpistas, acabam entrando no negócio para se aproveitar.

 

Diante essa necessidade, o vereador de Campo Verde Zé Maria, juntamente com a Associação das Casas de Apoio de Cuiabá, através do advogado da entidade, Rômulo Araújo ,tiveram a iniciativa de criar um Projeto de Lei em nível estadual para que as casas de apoio fossem regulamentadas, com regras, vistorias, enfim todo o aparato legal para constatar que o local tem condições de receber os pacientes. E ainda trazer legalidade para as casas de apoio, para que prefeituras, hospitais e outras entidades possam firmar contratos, receber verbas, desta forma trazendo maior transparência.  

 

Quem encampou a ideia do PL foram os Deputados Estaduais Guilherme Maluf (PSDB) e Dr. Leonardo (PSD), através da iniciativa da associação e do vereador de Campo Verde, eles realizaram a parte técnica do Projeto com suas equipes e devem apresenta-lo em breve na Assembleia Legislativa.  Dr. Guilherme e Dr. Leonardo são deputados muito dedicados às causas da saúde, ambos são médicos e sabem a realidade vivida pela população que necessita ficam em outros municípios por necessidades de saúde.         

 

“Esse é projeto pioneiro no Brasil, é a primeira vez que se discute uma Lei para trazer legalidade ao funcionamento dessas casas de apoio, que prestam um trabalho essencial a população. Com essa iniciativa encampada pelos deputados Guilherme Maluf e Dr. Leonardo, nós imaginamos que não somente as casas de apoio de Cuiabá, mas de todo o país sejam beneficiadas,” explicou o advogado Rômulo.

 

Para o vereador Zé Maria, que conhece a realidade dos enfermos do município, e suas buscas por tratamentos, essa será uma grande conquista “é um Projeto, que não beneficiará somente Mato Grosso, acredito que será um exemplo para todos os estados do Brasil. Essas casas de apoio precisam dessa regularização para que tenham condições legais de prestar serviços para os pacientes do interior, muitas vezes o paciente tem que realizar procedimentos em Cuiabá em um dia, volta para casa para no dia seguinte enfrentar a toda a viagem novamente para ir ao retorno, ou realizar um exame, é muito cansativo essa viagem, principalmente para as pessoas que já estão fragilizadas devido a alguma enfermidade. Com essa regularização das casas de apoio será uma grande valia para os pacientes que não sofrerão  tanto com as idas e vindas.”

 

 

O Presidente da Associação das Casas de Apoio de Cuiabá, Sr.Valdelicio, também é um dos apoiadores do Projeto  que com certeza vai trazer muitos benefícios para todos os envolvidos nessa cadeia.    

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]