A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde encerrou no final de agosto a primeira etapa do Projeto “Assistência Médica Especializada nas Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil por meio de Telemedicina”, desenvolvido em parceria com o Hospital Albert Einstein, de São Paulo, e com o Governo Federal e o Governo do Estado.
O projeto é tido como um grande aliado, pois possibilita que pacientes de Campo Verde possam ser consultados por especialista de um dos mais conceituados hospitais do Brasil, sem a necessidade de deslocamento até São Paulo ou outros grandes centros. E, importante frisar, de forma gratuita, o que demonstra todo o cuidado que a Administração Municipal tem com a população.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Implantado no dia 17 de julho de forma piloto na Unidade Básica de Saúde São Miguel, o projeto atendeu até o final de agosto 140 pacientes nas seguintes especialidades: neurologia, cardiologia, neuropediatria, psiquiatria, reumatologia, endocrinologista e pneumologia.
Além da qualidade, o projeto reduziu o tempo de espera pelo atendimento nestas especialidades. Após passar por consulta no Unidade Básica de Saúde, o paciente é encaminhado para a telemedicina e o atendimento é agendado para um curto espaço de tempo.
Conforme informou a secretária de Saúde e Vice-Prefeita de Campo Verde, Edna Queiroz da Silva, todos os pacientes, independente do bairro onde residam, serão atendidos na Unidade de Saúde do bairro São Miguel.
“A telemedicina, a interconsulta é muito importante porque, às vezes, tem aquele paciente que tem dificuldade até de se locomover, então, essa parceria com o Estado e com o Hospital Albert Einstein, proporciona tudo isso dentro da Unidade de Saúde, com aconchego e com o acolhimento do médico da unidade. Sem dúvida nenhuma é um ganho de qualidade no atendimento muito grande, assim como a humanização”, disse a secretária de Saúde e Vice-Prefeita.
Ela explicou também que o projeto de atendimento por telemedicina é desenvolvido da seguinte maneira: por meio de videoconferência o médico do Hospital Albert Einstein conversa com o paciente de Campo Verde, inteirando-se do seu problema por meio de uma consulta compartilhada, já que todo o processo é acompanhando pelo médico da Unidade de Saúde do Bairro São Miguel Frederico Miguel Sarafim dos Reis. “O Projeto visa o bem-estar do paciente”, enfatizou o médico.
Ele também explicou que o encaminhamento para a telemedicina é feito pelo médico da atenção básica da Unidade de Saúde do paciente ou por meio de encaminhamento feito pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde. A partir daí a consulta por telemedicina é agendada. “É muito importante o paciente estar na consulta”, alertou o médico. “Como a consulta é para ele, a gente não consegue fazer encaixe”, salientou Frederico Miguel Sarafim dos Reis.
O médico enfatizou que o Projeto superou as metas estabelecidas inicialmente. “A gente conseguiu zerar a fila para essas especialidades todas nas Unidades de Saúde São Miguel I e II”, destacou.
A dona Sirlene Borges Gonçalves teve o pai, vítima de um Acidente Vascular Cerebral, atendido nesta primeira etapa do projeto “Assistência Médica Especializada nas Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil por meio de Telemedicina”. “Foi uma das melhores coisas que nós tivemos para Campo Verde”, afirmou ela. “Porque, você vê, são os melhores médicos de um dos melhores hospitais de São Paulo, que é o Albert Einstein. Fomo muito bem atendidos, muito bem acompanhados pelo doutor Frederico e meu pai se sentiu muito seguro”, enfatizou. “Eu recomendo: quem precisar, se for indicado, é uma ótima opção e um ótimo acompanhamento”, completou.
De acordo com a Secretária e Vice-prefeita, o Projeto terá continuidade, com o atendimento de pacientes de outras Unidades Básicas de Saúde.