A Sol, um ecossistema de inovação onde o produtor agrícola encontra num único lugar soluções tecnológicas, inteligência de dados, internet das coisas e conectividade rural, levou um novo projeto de modernização e digitalização com o objetivo de ajudar a aumentar o acesso a dados do produtor rural e da comunidade local da região de Primavera do Leste. Ao todo, serão 7 torres de conectividade.
O projeto faz parte do processo de implantação de cerca de 8 milhões de hectares com cobertura 3G/4G, o que representa mais de 10% da área cultivada de grãos no País. De acordo com Rodrigo Oliveira, CEO da Sol, a nova inauguração representa um marco para a comunidade local, que a partir de agora, passarão a ter disponível uma internet aberta e pública. “Além disso, o produtor parceiro terá a partir de agora acesso a uma rede 100% customizada para atender suas necessidades específicas, levando em consideração as particularidades da região”, comenta.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Ainda segundo Oliveira, estudo realizado pelo MAPA em parceria com a ESALQ que analisou os cenários e perspectivas da conectividade para o agro, são necessários serem instalados 15.182 conjuntos torre/antena, para se ter uma cobertura final de 90% da demanda no campo, já que hoje só cobre 23% da demanda. “Ou seja, ainda há muito espaço para expansão, crescimento e investimento no Brasil no setor do agronegócio, e, na medida em que o agro avança para se tornar cada vez mais produtivo, aumenta a necessidade de adoção de tecnologias como a que estamos implementando aqui na região de Primavera do Leste”, complementa.
Das 7 torres, 5 já estão em funcionamento na cidade de Campo Verde nas propriedades da Bom Futuro e 2, na cidade de Primavera do Leste estão em processo de implantação.
Propriedades com torres
Campo Verde: Fazenda São João, Fazenda São Miguel, Fazenda Diego, Fazenda Filadélfia e Fazenda Fartura
Primavera do Leste: Fazenda Colorado e Fazenda Nascente do Café
Sobre a Sol
A Sol – Internet of People é um ecossistema de inovação onde o produtor agrícola encontra num único lugar soluções tecnológicas, inteligência de dados, internet das coisas e conectividade rural. Fundada em 2020, a empresa já possui 8 milhões de hectares em processo de implantação de cobertura 3G/4G, em todo o território nacional. Com o objetivo de aumentar a eficiência e produtividade no campo, visando os pequenos, médios e grandes produtores, as tecnologias da empresa também resultam em grande impacto social, uma vez que a rede é pública e aberta para que as comunidades alcançadas pela área coberta desfrutem dos benefícios da conectividade, e geram vantagens econômicas e ambientais ao produtor ao permitir a otimização dos recursos necessários às atividades agrícolas.