Na manhã de terça-feira (28) foi realizado no auditório da Acicave o lançamento do Programa Licita Campo Verde, muitos empresários estiveram no evento que visa promover as empresas locais.
O prefeito Fábio Schroeter comentou que, em muitos casos, os MEI e o micro e pequenos empresários não participam da licitação por desconhecerem como funcionam os processos de licitação. “E o Programa Licita Campo Verde vem nesse sentido sentar com os empresários, junto com a Associação Comercial e com a CDL, para podermos fornecer informações, para podermos fazer um treinamento para os empresários para que eles possam vender para a Prefeitura”, disse o prefeito.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Criado através de Lei aprovada pela Câmara, e obedecendo ao que determina a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o Licita Campo Verde permite que o município realize licitações com apenas empresas locais, desde que haja pelo menos três participando do certame.
Nos casos em que não houver apenas empresas locais e, restando na licitação uma empresa com sede no município e uma de outra região, a Prefeitura poderá efetuar a compra daquela com sede em Campo Verde mesmo que o valor, por item constante do certame, tenha o preço até 10% superior ao da concorrente e não extrapole o limite de R$ 80 mil.
Essa medida, considerada polêmica por empresários que tem sede fora do município, pode dar uma margem maior de negociação aos empresários locais, que geram lucros, impostos e empregos para o município, fomentando sobretudo o pequeno empresário campo-verdense.
Na palestra com a participação de várias entidades como o Sebrae e Acicave foi explicada para os empreendedores a forma correta de participar das licitações públicas. Quem esteve no evento acredita que as informações são valiosas e ajudarão a encorajar o empreendedor a fornecer produtos e serviços para a Prefeitura.