Esse ano na XX Expoverde, como já é tradicional, a PRF vai estar presente com um bom efetivo realizando a “Operação Expoverde”, que tem foco na prevenção de acidentes e busca por motoristas que insistem em dirigir e consumir bebidas alcoólicas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Segundo o PRF Thiago Machado, a operação deve ter inicio as 19h, e vai permanecer em todos os dias do evento. Para isso além da equipe de policiais de Primavera do Leste, outros agentes da região estão sendo convocados para integrarem a operação.
No ano passado a operação gerou bons resultados, nenhum acidente grave foi registrado na região da BR-070, entre PVA e Campo Verde nos dias de festa, porém mais de 50 motoristas foram flagrados na blitz da “Lei Seca”, pelo menos 10 tiveram que ser encaminhados à delegacia, por terem sido flagrados dirigindo com mais de 0,33 miligrama de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões ou de motoristas que se recusam a fazer o teste, mas apresentam sinais claro de ingestão de bebida alcoólica, como hálito etílico, andar cambaleante, fala desconexa, entre outros.
A novidade em 2019, é o novo aparelho de bafômetro, que deve agilizar o trabalho dos policiais, além de identificar com maior facilidade os motoristas que consumiram bebidas alcoólicas. Na blitz, o agente se aproxima do carro e coloca o aparelho a uma distância de 20 a 30 centímetros do motorista, que não precisa soprar. O etilômetro passivo capta a presença de álcool no ar.
Neste caso se detectado a presença de álcool no ar, o motorista é convidado a realizar o teste tradicional, já que o novo aparelho ainda não serve como prova, mas da indicativos. Desta forma o trabalho dos policiais deve ser mais rápido e eficiente, liberando quem não deve nada e abordando realmente quem é suspeito de alcoolemia.
A meta segundo Thiago Machado é alcançar o maior número de abordagens possíveis nos dias do evento, para que nenhum motorista que realizou a ingestão de bebidas alcoólicas seja causador de tragédias na estrada.
A dica para quem pretende consumir bebidas alcoólicas é ir de transporte coletivo, que vai estar a disposição em vários pontos da cidade, ou mesmo pegar um taxi, que também vão fazer plantão na entrada da Expoverde.