Na semana passada, a prefeitura de Campo Verde publicou um edital convocando familiares que tenham parentes sepultados no Cemitério São Pedro e que estejam em situação de abandono, para providenciar a regularização. Caso haja a falta de interesse, os corpos serão exumados, liberando espaço no cemitério.
Os túmulos descritos no edital são de um período de 10 anos, de 2005 a 2015. O prazo se encerra na próxima semana e, de acordo com a prefeitura, são cerca de 600 túmulos nesta situação e estima-se a liberação de 300 túmulos com a exumação. O edital ressalta que os restos mortais, após a exumação, serão depositados no ossuário do próprio cemitério.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Por meio de nota encaminhada pela Assessoria de Imprensa, a prefeitura informou que atualmente o cemitério possui apenas 50 vagas disponíveis e que a capacidade atual será aumentada com esse trabalho. “Já foram exumados 245 corpos, esses corpos estavam em situação de abandono na terra. Atualmente, existem cerca de 50 vagas disponíveis. O trabalho de exumação deve liberar mais espaço”.
De acordo com os dados do Portal da Transparência de Registro Civil, Campo Verde registrou 92 mortes em 2022. A prefeitura ressaltou que existem projetos de investimentos no cemitério para melhorar o atendimento. “Campo Verde tem cerca de 20 óbitos por mês. Alguns já tem parentes sepultados, outros não têm nenhum familiar já sepultado. Quando isso acontece, a prefeitura faz a liberação sem custo para as famílias. Existem projetos para novos investimentos em estrutura para melhorar o atendimento do cemitério”.
O Edital 001/2022, foi publicado no Diário Oficial do dia 13. O interessado responsável ou familiar, deverá procurar o cemitério Municipal São Pedro para manifestar interesse em manter o local para família, com zelo e cuidados, munido de cópia do RG e cópia da certidão de óbito do respectivo ente querido, no prazo de 15 dias a contar do dia 13.