O prefeito de Campo Verde, Fábio Schroeter, editou nesta quinta-feira (15) um novo decreto com novas regras de prevenção à disseminação do novo coronavírus. O Decreto 101/2020 flexibiliza um pouco mais a realização de atividades educacionais, esportivas e religiosas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
O dispositivo legal, elaborado após reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, aumenta de 10 para 20 o número de participantes em festas ou reuniões sociais realizadas em residências particulares; e de 50 para 100 pessoas nos eventos corporativos e recreativos em salões de festas ou espaços destinados a essa finalidade.
No âmbito educacional está autorizada a volta às aulas nas escolas da rede pública municipal, estadual e privada a partir do próximo dia 20, porém, com o atendimento podendo ser feito a no máximo dez alunos por turma da educação infantil, ensino fundamental ou ensino médio.
Nas creches públicas o número de crianças fica limitado a 50% da capacidade das salas. A mesma regra vale para creches e hoteizinhos infantis particulares, que devem ter parecer da vigilância sanitária e da equipe técnica municipal de enfrentamento à Covid-19 para funcionar.
As mudanças abrangem também as academias de musculação, ginástica, funcional, crossfit, clínicas de fisioterapia, estúdio de pilates e yoga, que poderão funcionar com a capacidade de uma pessoa para cada 10 metros quadrados, mantendo-se o distanciamento entre elas de no mínimo 1,5 metro.
A realização de cultos, missas e eventos religiosos, que antes estava limitada a 50% da capacidade dos templos ou salões, foi ampliada para 70%.
PANORAMA
De acordo com o Boletim Informativo divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira (15), Campo Verde tem 28 casos ativos de Covid-19. Sete pacientes estão internados em enfermaria exclusiva para tratamento da doença e quatro na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal Coração de Jesus destinada apenas a pessoas contaminadas pelo novo coronavírus.
Desde o início da pandemia até agora, Campo Verde teve 2.448 casos confirmados da doença, com 2.372 pacientes curados. 17 pessoas estão em isolamento domiciliar e 48 óbitos foram registrados até o momento. Os números demonstram estabilidade com tendência de queda tanto no número de casos ativos quanto no de mortes.
A Secretaria Municipal de Saúde enfatiza que, apesar da flexibilização de algumas regras, os cuidados para se evitar o contágio pelo novo coronavírus devem ser mantidos, como usar máscara, evitar sair à rua sem necessidade e higienizar as mãos com álcool gel ou álcool 70% sempre que possível.
O novo decreto pode ser acessado no site da Prefeitura de Campo Verde (www.site.campoverde.mt.gov..br)