Uma das obrigações de qualquer morador das cidades é ter e manter sempre em condições de uso calçadas em frente as casas, mas, por muitas vezes, as famílias não tem condições financeiras para isso e acabam ficando sem calçada ou mesmo com ela danificada, afinal, materiais de construção não está entre os itens mais baratos na atualidade.
Pensando nisso, a prefeitura de Campo Verde, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços Públicos deu início, na semana passada, à execução do Projeto Calçada Social, que permite a efetivação de parceria entre o Poder Público Municipal e moradores para a construção ou reforma de calçadas, supressão de barreiras e de obstáculos nos passeios públicos, garantindo, dessa forma, uma melhor acessibilidade e mobilidade urbana.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
O Projeto Calçada Social foi regulamentado pela Lei Municipal nº 2.825, de 06 de abril de 2022. Segundo a norma, cabe ao município o fornecimento da madeira para o gabarito, a pedra brita do berço da malha, malha de ferragem e o concreto usinado. Já os moradores são os responsáveis pelo fornecimento da mão de obra, a compactação do terreno, a implantação do gabarito de madeira, incluindo o taliscamento e o ripamento, e o sarrafo para o desempeno do concreto.
De acordo com a Secretaria de Obras, Viação e Serviços Públicos, nesta etapa está sendo realizada a limpeza e o nivelamento do terreno em duas frentes de serviços, nos bairros Recanto do Bosque I e Recanto do Bosque II.