14 de Dezembro de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Terça-feira, 21 de Março de 2023, 07:19 - A | A

Terça-feira, 21 de Março de 2023, 07h:19 - A | A

DA FIBRA AO TECIDO

Potencial produtivo do algodão de Campo Verde é demonstrado em feira no estado de São Paulo

Cadeia completa da produção, com tecelagens e confecções, é o foco do município

Wellington Camuci / Com Ascom Pref Campo Verde

Campo Verde é o 3° maior produtor de algodão de Mato Grosso e o 3° maior do Brasil, cultivando anualmente cerca de 90 mil hectares de algodão, produzindo uma fibra de altíssima qualidade que atende a todas as exigências da indústria têxtil do Brasil e do mundo.

Com 15 usinas de beneficiamento da pluma em atividade e quatro fiações, que produzem mensalmente quase 5 mil toneladas de fios, Campo Verde é o maior polo têxtil do Centro-Oeste do Brasil e busca formar uma cadeia completa, com tecelagens e confecções.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Para alcançar esse objetivo, a prefeitura tem buscado apresentar todo o potencial do município a empresários e investidores do setor têxtil. Em 2022, Campo Verde marcou presença na Febratex, em Blumenau, em Santa Catarina.

Em fevereiro, o município realizou o 1º tour “Da Fibra ao Fio”, evento que reuniu empresários de São Paulo, Paraná, Bahia e Santa Catarina, em uma experiência imersiva em toda a cadeia produtiva, desde a planta até o fio. Na ocasião, o empresário Alexandre Takatsu Costa, proprietário da Indústria Paranaense de Tubos e Conicais, com sede em Maringá (PR), anunciou a compra de uma área para instalação de uma planta industrial em Campo Verde. A IPTC produz os tubetes utilizados pelas fiações para enrolar os fios.

Já neste mês foi a vez de apresentar a cidade no Tecnotêxtil Brasil, em Americana, São Paulo. Campo Verde apresentou as vantagens de investimento na cidade, principalmente para a área da indústria. Fatores como matéria-prima de qualidade em abundância, mão-de-obra qualificada, logística e localização privilegiadas, além dos programas de incentivo, favorecem a implantação de novas empresas, que já visualizam a verticalização na cadeia do algodão.

O município foi representado pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Henrique Soares; o assessor de gabinete, Jackson Cocco; e a coordenadora de indústria, Janaína Rittes. Em visita ao stand, o gerente industrial da Cooperfibra Fios, João Miguel, destacou que a participação em eventos como este é muito válida para o setor. “Muitos representantes da indústria e expositores se encontram aqui. Mostrar o potencial de Campo Verde no Tecnotêxtil é interessante”, disse.

O coordenador de produção da Incofios, Daniel Bodnar, também esteve no stand. “É onde tudo se inicia. Campo Verde já é um dos principais polos de produção da matéria-prima mais utilizada no universo têxtil. Nós temos o algodão. Mostrar isso para o Brasil, é muito importante”, acrescentou.

 

IMG_20230204_080806768_HDR.jpg

 

Incentivos fiscais

No final de 2022, um estudo encabeçado pelo prefeito Alexandre Lopes de Oliveira resultou em mudanças na legislação fiscal do algodão destinado às indústrias têxteis instaladas em Mato Grosso, e que também beneficiaram a classe produtora.

Com base no estudo, elaborado por técnicos da Prefeitura de Campo Verde, do Governo do Estado e por representantes de fiações com sede no município, o Governo do Estado aumentou o incentivo do PRODEIC para a instalação de novas indústrias de fabricação de fios no estado de 85% para 90% e reduziu o índice de contribuição do Fundo de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (FUNDES) de 6% para 1%.

Outra mudança significativa na legislação fiscal foi a isenção do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (FETHAB), que incidia sobre a pluma comercializada com indústrias têxteis instaladas em Mato Grosso. Com essa medida, os fios produzidos no Mato Grosso ganharam mais competitividade ante aqueles produzidos em outros estados.

“Nosso município tem tudo aquilo que as indústrias precisam: grande oferta de matéria-prima, mão-de-obra, logística e incentivos municipais. Com essa mudança, Campo Verde, que já é o maior polo têxtil do estado, se consolidará ainda mais nessa posição. E os reflexos disso tudo virão com o aumento da geração de emprego e renda para a população e da arrecadação do Município”, observou o prefeito.

 

Localização privilegiada

Situado na região Sul de Mato Grosso, Campo Verde tem uma localização privilegiada e é servido por duas importantes rodovias federais e quatro estaduais que permitem o escoamento da produção para todas as regiões do Brasil. Com a construção da Ferrovia Estadual Senador Vicente Vuolo, que está na fase inicial de implantação, e a conclusão da pavimentação da MT-140, ligando o município à Nova Mutum, no Médio-Norte mato-grossense, Campo Verde vai se transformar no mais importante entroncamento rodoferroviário de Mato Grosso.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]