Um assunto vem rendendo muitas reclamações. A situação da saúde em Campo Verde, mais uma vez vem sendo alvo de críticas da população, a falta de pediatras nas Unidades Básicas de Saúde. Desde que a atual administração decidiu centralizar os atendimentos pediátricos no CAED (Centro de Especialidades Médicas), que funciona no antigo prédio da UPA, as reclamações não pararam de acontecer.
Uma mãe que foi procurada pela reportagem, mas preferiu não se identificar, pois é funcionária pública, contou que prefere muitas vezes buscar atendimento particular, devido a experiências ruins que teve em atendimentos realizados na cidade. “Tive problemas várias vezes para conseguir marcar consultas com pediatra, o que é relatado no posto de saúde é que o clinico geral tem toda atribuição para realizar o atendimento nas crianças, mas no meu caso a experiência não foi nada boa com a clínica geral, então eu fico até insegura de levar ao médico aqui na cidade, se quiser pediatra tenho que pagar e não é barato consulta particular”.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Relatos como este acima são bem comuns no município, nossa reportagem já procurou por algumas vezes a Secretaria de Saúde para falar sobre os questionamentos, a resposta sempre é de que o sistema está funcionando perfeitamente, que não existem filas e que a pediatria se trata de uma especialidade, que deve estar disponível no local correto, até mesmo para facilitar o atendimento das crianças.
Em entrevista o prefeito Alexandre Lopes, explica que a decisão de centralizar os atendimentos precisou ser tomada devido à falta de profissionais pediatras para trabalhar nos postos de saúde, como era antigamente. “Tínhamos somente dois profissionais, não seria possível atender todos os postos de saúde da cidade com esses profissionais, então a melhor decisão a ser tomada foi de centralizar os profissionais, quando o caso é mais grave, necessita do acompanhamento do especialista ele está disposição, quando não, pode ser tratado na UBS”.
Apesar de acreditar no bom funcionamento do sistema, o prefeito disse que a cidade está em busca de contratar profissionais de pediatria, o que segundo ele não é fácil.
A cidade mudou a forma de atendimento no meio do ano passado, e apesar na insistência do executivo de afirmar que está tudo bem, a população clama por mudanças.