As forças de segurança de Campo Verde contam agora com um reforço. Foi implantado oficialmente na quarta-feira (27) o Comando de Ação Rápida (CAR) da Polícia Militar de Mato Grosso. Conhecido por sua eficácia e rapidez no atendimento de ocorrências e patrulhamento com motocicleta. Inicialmente o grupo atuará no município com três motos modelo Yamaha Lander 250 e quatro policiais treinados para atuação no patrulhamento sobre duas rodas.
O capitão Henrique Lana, da 8ª Companhia de Polícia Militar destacou em entrevista que este é o primeiro grupamento policial especializado de Campo Verde e a missão do novo grupo é apoiar o patrulhamento de rotina. “O policiamento especializado visa justamente dar um suporte de força operacional maior ao policiamento feito com as viaturas”, afirmou o Capitão PM, dando ênfase ao fato deste tipo de patrulhamento ter se mostrado eficaz nas vezes em que o Comando Regional de Primavera do Leste enviou equipes do CAR a Campo Verde.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
“Uma característica do CAR é a resposta rápida à sociedade, tendo em vista que a maioria dos crimes de furto e roubo a mão armada tem como característica a utilização da motocicleta como veículo de fuga e a maneira mais fácil de combater este tipo de crime é também com o uso de moto”, destacando que a proposta é em breve incorporar e treinar novos policiais para a equipe.
“Trata-se de um embrião, mas já estamos em contato com o Comando Regional, que está nos apoiando para fortalecermos este tipo de policiamento no município”, disse Lana, ressaltando que está prevista a chegada de novas motocicletas para a equipe nos próximos dias.
“As novas motocicletas foram adquiridas e se encontram na Secretaria de Segurança Pública e acreditamos até a segunda quinzena de fevereiro que estejam no município”, relatou.
Integrante do Comando de Ação Rápida, o soldado Hélio Barbosa destacou como de suma importância a preparação diferenciada que a equipe recebeu para a atuação no patrulhamento com moto. “Estamos aptos e preparados para atender ocorrências dos mais variados tipos, como tráfico de drogas, roubo e também no suporte as guarnições do policiamento, seja em número ou equipamento” disse ao afirmar que para ele é motivo de orgulho fazer parte do primeiro grupamento especial de Campo Verde.
“Para mim e todos os companheiros é um orgulho fazer parte desta equipe, que há tempos era esperada pelos policiais e comandantes da PM campoverdense, o Comando de Ação Rápida, e eu estamos prontos para garantir a segurança da população campo-verdense”, concluiu.
HISTÓRIA DO CAR
Criado efetivamente em Mato Grosso no dia 10 de Dezembro de 1999, o Comando de Ação Rápida (CAR) iniciou seus trabalhos em um modesto e bem localizado posto policial, no bairro Jardim das Américas, em Cuiabá.
O grupo CAR da PM de Mato Grosso é uma ramificação da Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (ROTAM) e surgiu mediante estudo de viabilidade desenvolvido com policiais da Rotam para a implementação de um grupamento motociclístico na capital. Os PMs receberam treinamentos e instruções específicas e, rapidamente a tropa obteve grandes resultados no combate ao crime.
Com a missão exclusiva de radiopatrulhamento tático, como tropa operacional atuava basicamente na grande baixada cuiabana, porém também com abrangência em todo o Estado de MT se necessário, realizando o policiamento e atendendo as áreas mais críticas de incidência criminal, bem como apoiando as unidades de área nas ocorrências de vulto ou alto risco.