Vários projetos envolvendo a participação das forças policiais estão acontecendo em vários locais do país. A necessidade desta aproximação se deve ao fator de percebemos que a população se distancia das autoridades, rotulam a Polícia como truculenta, agressiva, que só aparece para causar tragédias, ligam policiais com atividades criminosas.
Essa visão deturpada se da também pelo fato de muitas informações ligadas a corrupção e negligência policial serem frequentes. Mas a população precisa entender que em todos locais e setores existem pessoas com boas e más condutas e na Polícia não é diferente. Assim como não podemos dizer que em bairros carentes só existe traficantes e bandidos, mas a grande maioria é feita de famílias honestas de trabalhadores que alimentam e educam seus filhos. Na Polícia essa máxima também é verdadeira, enquanto poucos sujam a imagem das corporações com atividades ilegais, muitos trabalham para garantir a segurança da população.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Pensando nessa proximidade a Polícia Judiciária Civil e a Polícia Rodoviária Federal realizaram em Campo Verde uma campanha inédita no final de 2016, angariando doações de brinquedos e distribuindo nas comunidades mais carentes.
Geralmente quando vemos a polícia nesses locais é para prender alguém, realizar alguma operação, mas desta vez foi diferente como relatou o delegado Mário Santiago. “Foi um trabalho muito interessante onde principalmente as crianças ficaram felizes vendo a Polícia de outra forma. Doamos alguns brinquedos que arrecadamos junto com a PRF, que inclusive nos convidou para realizar essa atividade. Foi muito legal vermos a felicidade estampada nos rostos destas crianças, estar próximo a elas, uma possibilidade de elas verem a Polícia com outros olhos, de uma aproximação. Inclusive em uma destas casas tínhamos realizado uma investigação anteriormente e desta vez chegamos de outra maneira, com os braços abertos e foi uma experiência muito interessante.”