26 de Dezembro de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Sexta-feira, 06 de Abril de 2018, 18:36 - A | A

Sexta-feira, 06 de Abril de 2018, 18h:36 - A | A

CIDADE

PM e Secretária de Assistência Social realizam operação de abordagem a moradores de rua

Aproximadamente 10 moradores de rua foram abordados e conduzido para averiguações.

Paulo Pietro
Campo Verde

As forças policiais de Campo Verde, juntamente com a secretária de ação social de Campo Verde, realizaram na tarde desta sexta-feira (06) por volta das 17h, uma operação visando à abordagem social de moradores de rua, uma cobrança da população e dos comerciantes.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Na última reunião entre o os órgãos realizada na última quarta-feira (04), foi decidido que eles realizariam essas ações mais efetivas para tentar reduzir a população de andarilhos de Campo Verde que vem crescendo desde o inicio do ano.

 

Os comerciantes, sobretudo da área central, reclamam que os pedintes andam afastando a clientela, já que os moradores de rua costumam abordar a população nestes momentos, saídas de mercado, ou quando estão realizando alguma refeição ou momento de lazer. Eles alegam que devido à insistência dos pedintes, muitos clientes acabam até mesmo evitando irem as estes locais, ou mesmo vão embora depois de serem incomodados. Mesmo conversando de forma educada, muitos dos moradores de rua não atendem os pedidos dos comerciantes, que acabam de mãos atadas diante da situação.   

 

O Capitão Mayke da Polícia Militar, revelou que “foram realizados abordagens na área central da cidade, os moradores de rua que estavam na região foram revistados pelos policiais, com o auxilio da secretaria de ação social, esses moradores serão encaminhados à delegacia, lá será realizado averiguação dos dados de cada um, também serão oferecidos a esses cidadãos a oportunidade de tratamento das suas dependências, vamos escutar quais suas principais necessidades e o motivo de estarem nas ruas. Esse operação conjunta foi realizada justamente no intuito de preservar a paz e a segurança da população de Campo Verde e também dos próprios moradores de rua. Depois que eles passarem por essa checagem eles serão novamente liberados, eles também tem direitos garantidos que não vamos infringir.”

 

A representante da Câmara de Vereadores, Alaene (Boneca) foi mais enfática, ela disse em entrevista que “aconteceu recentemente um caso comigo, um desses moradores de rua estava na frente do mercado abordando as pessoas e pedindo dinheiro para comprar comida, eu entrei e comprei para ele uma marmita, ele simplesmente deixou a comida de lado e continuou pedindo dinheiro, ele não queria comida e sim dinheiro. Em outro caso fui procurada por duas irmãs da Igreja Católica, sobre a situação de um morador de rua que tem uma colostomia e fica abordando os outros, mostrando a barriga para comover as pessoas a lhe dar dinheiro, eu fui até lá peguei esse senhor com ambulância e levei até o hospital, ele fugiu, diz que não tem a bolsa no hospital, é mentira, eu mesmo confirmei a informação que tem a bolsa a disposição, ele não quer ajuda, me pediu uma garrafa de pinga para ir ao hospital. Quando voltei ao mercado ele estava lá novamente bebendo e pedindo dinheiro. Todos vocês viram ele tomando cerveja e rindo da nossa cara.  Eu amo essa cidade, por isso eu peço a toda a população não deem dinheiro para esses moradores de rua, ajudem de outra maneira doando para instituições que realmente vão ajudar essas pessoas, com tratamento, com medicamento, mas não com bebidas e drogas.”

 

O secretário de indústria comercio e turismo, Donizete Restani, revelou que “essa operação conjunta é uma resposta aos comerciantes, que muitas vezes nos procuraram para falar sobre o problema da inconveniência dessas pessoas, principalmente quando estão embriagados ou sob o efeito de entorpecentes. Eles acabam perturbando o ambiente e muitas vezes evitam que pessoas de bem, famílias frequentem os locais, pois sabem que serão abordados de forma muitas vezes constrangedoras. Peço também a população que não ajude com dinheiro essas pessoas, dessa maneira vocês não estão ajudando e sim prejudicando eles e a cidade, pois eles bebem, usam drogas, não conseguem ter uma vida digna e se livrar do vício. Quem gosta de Campo Verde não pode mais compartilhar isso, então a partir da semana que vem vamos intensificar as abordagens e lançar essa campanha na mídia para que a população também tome consciência de que a esmola em dinheiro é muito prejudicial.”

 

Cerca de 10 moradores de rua participaram desta ação, que contou com efetivo de mais de 10 policiais militares além de representantes da secretária de assistência social, que já tem um trabalho consistente nesse sentido em Campo Verde.  

Paulo Pietro

abordagemsocial

 

Paulo Pietro

abordagemsocial

 

Paulo Pietro

abordagemsocial

 

               

VÍDEO

Comente esta notícia

Rapha 07/04/2018

Ótimo trabalho PM

positivo
0
negativo
0

1 comentários

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]