Aconteceu nos dias 16, 17 e 18 do mês de outubro (Sexta, sábado e domingo, respectivamente) na cidade de Campo Grande a 3ª etapa do Campeonato sul-matogrossense de motovelocidade. A competição, que reúne atletas de MS e Mato Grosso em categorias de 600 e 1000 cilindradas contou com a participação de matogrossenses das cidades de Rondonópolis, Cuiabá e entre eles o campo-verdense Ricardo Souza, 26 anos, que foi um dos destaques da etapa, conquistando o segundo lugar na categoria 600 cilindradas.
Em entrevista, Ricardo ressalta que sua família é apaixonada por motos, destacando que seu irmão mais novo, Mateus Souza, de 14 anos também é piloto de motovelocidade na categoria 300 cilindradas. Em seguida, disse que a ideia de se tornar um piloto de motovelocidade surgiu à partir do momento em que comprou uma moto para andar nas rodovias do entorno de Campo Verde nos finais de semana. “Assim que adquiri a moto, participei de um curso de pilotagem no início de outubro no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia, onde devido ao bom desempenho que tive no curso fui convidado a participar de uma etapa do campeonato goiano de motovelocidade”, destacando esta como sua primeira corrida.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
O piloto de Campo Verde conta ainda que, dias após sua participação em Goiás, recebeu o convite da Federação de Motociclismo do Estado de Mato Grosso do Sul (FEMEMS) para participar do estadual de motovelocidade, onde no dia 18/10 (Domingo) obteve êxito em sua segunda participação com a conquista do 2º lugar com sua Kawasaki ZX6 R 636 na categoria GP 600 Pro.
“Fiquei muito feliz com os resultados. Era para eu ter iniciado na categoria estreante, mas com o bom tempo que tive no treino classificatório participei pilotando com os profissionais e acabei conseguindo uma boa colocação”, ressaltou Ricardo, destacando que, pelo fato de ter entrado no campeonato com a competição em andamento está focando os treinos para a temporada 2016 de motovelocidade.
Treinamento
Em relação aos treinos, o piloto campo-verdense destaca que, devido ao fato do Estado de Mato Grosso não possuir nenhum autódromo, todos os pilotos treinam em locais alternativos, ressaltando que em Campo Verde por também não ter um local específico para treinos faz sua preparação em casa, com exercícios leves, academia e treinos de técnicas de pilotagem com cones em uma área fechada, sempre com equipamentos adequados e a devida segurança.
Autódromo Estadual
Ricardo enfatiza ainda que todos os pilotos mato-grossenses em parceria com a Federação de Motociclismo do Estado de Mato Grosso (FMMT) estão pleiteando junto ao Governo do Estado um autódromo, para que possam fazer os treinos em local adequado, as competições, bem como reunir os amantes da velocidade, ressaltando que Campo Verde pode ser uma das candidatas a receber este local de competições.