Uma mulher que estava em quarentena, com suspeita de coronavírus, causou uma situação desconfortável em Campo Verde no último sábado (11), por volta das 11h30.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
A suspeita foi notificada pela PM por Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa, uma medida que foi tomada pelo governo brasileiro, para impedir o contágio em massa da população, devido à gravidade do novo coronavírus.
A paciente em questão, se trata de uma mulher que está com suspeita do vírus, ou seja apresentou sintomas que são compatíveis com a doença, porém não teve seu exame confirmado, ainda, assim como outros pacientes que estão na mesma situação na cidade.
A mulher é moradora de Cuiabá, foi atendida e assinou um termo na capital, onde foi alertada que deveria ficar em quarentena, em isolamento social, não podendo viajar para nenhum outro lugar. Porém ela desrespeitou o protocolo e veio de ônibus para Campo Verde nesta data, para ficar próximo de seus pais, que são idosos (grupo de risco).
O fato é que ela começou a se sentir mal e foi para o Hospital Coração de Jesus procurar atendimento. No inicio ela não avisou os colaboradores do local que havia quebrado o isolamento, mas ao ser consultada apresentou o documento para a médica que devido a gravidade do fato acionou a Polícia.
Segundo nos informaram no hospital, a paciente apresenta um quadro de síndrome gripal, mas seu caso não está confirmado da doença, ela foi medicada e colocada em isolamento na casa dos pais, assim como os demais pacientes locais, que apresentaram os mesmos sintomas.
Vale ressaltar que o descumprimento da norma é crime, que foi estabelecido no Art. 268 – Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:
Pena – detenção, de um mês a um ano, e multa.
Parágrafo único – A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.
Outro homem que tinha a recomendação de ficar em isolamento, também deve responder pelo crime, o suspeito se envolveu em um acidente na Rua Fortaleza, onde acabou se chocando com o muro de uma residência, no domingo (12) por volta das 23h15.
O motorista que estava envolvido no acidente apresentava sinais de embriaguez, segundo o que relatou os policiais no B.O. Ele foi levado ao HMCJ para receber atendimento, lá descobriram que ele estaria infringindo a regra da quarentena, já que tinha viajado recentemente para fora do país e estaria sendo monitorado pela secretaria de saúde. Antes do acidente ele estava em uma confraternização de amigos.