15 de Janeiro de2025


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2019, 13:48 - A | A

Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2019, 13h:48 - A | A

FUTURO

Perspectivas econômicas para Campo Verde em 2019

Novos investimentos em setores que estavam paralisados, como do próprio setor avícola podem ser retomados em 2019.

Paulo Pietro
Campo Verde

Campo Verde está iniciando 2019 com boas perspectivas econômicas, o município foi destaque segundo os Dados da Firjan em 2018 como 7° município que mais se desenvolve no estado de Mato Grosso, mas esse arrojo econômico não vem hoje, mesmo assim boa parte da população acaba não sendo impactada de forma imediata, ou direta, com esses avanços, situações que devem mudar em 2019, pelo menos essa é a expectativa. 

Novos investimentos em setores que estavam paralisados, como do próprio setor avícola podem ser retomados em 2019, gerando uma boa quantidade de empregos diretos para o município, somente com a retomada dos aviários e todo seu entorno nas granjas de integração, o número de empregos que se findaram em 2018 podem voltar, estima-se que aproximadamente 400 vagas de emprego diretos foram perdidos com o fim das atividades de integração da BRF no inicio do ano passado. Esse número é quase três vezes maior se colocarmos atividades indiretas como transporte, ração, assistência técnica entre outros.  

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

A retomada agora depende de um acordo que está sendo alinhavado desde o ano passado, ao que tudo indica agora deve sair do papel, a BRF pediu uma extensão do contrato até o dia 28 de fevereiro na última assembleia realizada pela ACAVE (Associação Campo-verdense de Avicultura). Quem deve tomar conta do arrendamento é outro grupo gigante do setor a JBS, apesar de ninguém confirmar nada entre as multinacionais, “a expectativa é bem grande de que o negócio se concretize, segundo informações não oficiais as negociações estão adiantadas, estamos torcendo para que tudo termine bem dessa vez para voltarmos a produzir,” finalizou o presidente da ACAVE Clodoaldo Lima.

Caso a negociação se concretize os objetivos são ambiciosos do grupo, segundo especulações além do frango, o grupo pode atuar também no ramo de suínos na região, o que seria um upgrade neste setor.

 

Setor agrícola

 

Um dos campeões na geração de empregos da região e também líder da economia no estado de Mato Grosso é o setor agrícola, que vem impulsionado pelas sequentes quebras de recordes de produção, o desafio neste momento é a verticalização dessa produção agrícola.

Muitos grupos e cooperativas estão fazendo bem essa migração, em Campo Verde temos o exemplo das fiações e esmagadoras que estão gerando resultados e gerando empregos.

Em 2019, empresas como Incofibra que se instalou em 2018 e tem projetos para sua expansão, além de grupos privados e cooperativas que estão começando a investir nestes setores, então pode ser que abra maior espaço para quem deseja trabalhar neste setores, ou em parceria com esses setores, uma empresa de tinturaria, ou mesmo uma malharia, fabrica de costura, enfim temos a matéria prima, fiação, os próximos passos podem estar por vir também em 2019.

Além disso, existem empresas multinacionais de olho na prosperidade agrícola do município, em 2018 foram várias visitas que investidores estrangeiros, sobretudo da China, que podem estar concretizando uma proposta de instalação na cidade.

 

Fortalecimento dos negócios locais

 

Se 2018 não foi um ano de grandes investimentos externos, pelo lado das empresas locais foi muito produtivo, o secretário de Desenvolvimento Econômico Donizete Restani, comentou em entrevista concedida ao final de 2018, que as empresas de Campo Verde cresceram bastante, quem procurou apoio no poder público para alavancar esse crescimento conseguiu se dar bem.

O município tem vários programas de estimulo para quem já investe aqui, como o programa de compras da prefeitura, onde as empresas locais recebem uma vantagem frente à concorrência externa, esse programa vem sendo propagado e muitos já aproveitaram para se tornar fornecedores de produtos e serviços ao poder executivo local.

Além disso a secretária de desenvolvimento econômico, com o apoio do Sebrae e outras entidades, promovem cursos e palestras na cidade para estimular o crescimento das empresas locais. A maioria desses cursos são gratuitos.

Existem também os programas de estimulo para legalização de negócios informais, hoje a secretaria de desenvolvimento da suporte para todos os empreendedores que procuram o local, as Mei’s (Microempreendedores Individuais) por exemplo são isentas de inúmeras taxas, para manter seu negócio legalizado e funcionado corretamente.

Também existem projetos para microempresas e médias. Segundo o que foi falado pelo secretário na ocasião, a maioria dos empregos gerados no setor de serviços e comércios em 2018, saiu justamente dessas empresas que se estruturaram e conseguiram aumentar sua produção, lucratividade e em consequência aumentando as vagas de empregos.

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]