Com o início da pandemia muitas pessoas ficaram preocupadas com a questão das aglomerações, festas e reuniões, mesmo que de família, igreja ou negócios. Em alguns municípios surgiram grupos ou pessoas que se dispuseram a usar as redes sociais, para realizar de maneira anônima denúncias, expondo para todos o que vem acontecendo de maneira escancarada.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Inspirado em outros perfis do Brasil a fora, nossas personagens criaram uma conta chamada “Covid Interior”, elas buscam fotos de pessoas que estão realizando festas em Campo Verde, postadas em suas próprias redes sociais, ou através de denúncias e as publicam para que todos vejam quem são os acusados de furar o distanciamento social.
Da mesma maneira que existe quem esteja tentando combater a realização das festas, que é um dos principais problemas detectados pelas autoridades fiscalizadoras durante essa pandemia, existem outros perfis que realizam apologia aos eventos, marcando data, hora e local, para que os festeiros de plantão possam se encontrar.
Em um desses perfis denominado “Rolo Levezinho”, é postado até mesmo fotos de festas, que são depois utilizadas pelas nossas entrevistadas para exposição nas redes sociais.
As personagens desta reportagem, pediram para não serem identificadas, pois temem por sua integridade física. Em entrevista elas explicam que motivação para a criação do perfil no Instagram foi o fato de muitas pessoas não estarem se importando com o momento que todos estão passando. “Na verdade, como vi em outras cidades, achei interessante também fazem em Campo Verde. Nossa preocupação é porque enquanto muitas pessoas estão se privando neste momento de realizar eventos e festas, outros não estão contribuindo para que o vírus não se espalhe. Então resolvemos expor esses fatos e pessoas, já que as próprias não têm pudor de aparecer nas fotos, não tem preocupação de evitar essas situações”, explicou.
A criadora do perfil ressalta que nunca foi até uma destas festas fazer fotos, que tudo que consegue é através da exposição das pessoas. “Nunca fomos tirar fotos pessoalmente nos locais, elas mesmo (pessoas) se entregam ”, brincou.
Quanto às ameaças por parte de algumas pessoas que são expostas na página, a entrevistada alega que não ocorrem com frequência, pois muitas têm medo de se identificar
A página foi criada com objetivo de atingir 100, 200 seguidores, mas em apenas três dias já haviam superado todas as expectativas, com mais de 1200 seguidores, gerando fãs e haters.
Outra página criada neste período faz exatamente o contrário, mas sem deixar de expor as pessoas, eles divulgam os eventos, para que principalmente o público jovem possa se encontrar.
As aglomerações de pessoas são um dos principais alvos da fiscalização que realiza a prevenção da Covid-19 em Campo Verde, mesmo assim, em ambientes privados é muito difícil contê-las, somente a conscientização da população pode realmente fazer à diferença.
Por esse motivo as criadoras do perfil no Instagram, disseram que vão continuar realizando as denúncias e expondo as fotos das pessoas, pois elas acreditam que talvez, pelo medo da exposição, possa fazer com que festas sejam evitadas.