No final de outubro, Campo Verde se tornou bicampeão ao receber o Selo Ouro do Programa Imuniza Mais MT, na categoria dos municípios com mais de 30 mil habitantes. Campo Verde é um dos municípios com melhores indicadores do estado e recebeu a maior premiação, R$ 500 mil.
Na cerimônia realizada no dia 30 de outubro, 23 municípios com os melhores indicadores de vacinação na terceira etapa do programa Imuniza Mais MT foram premiados. No total, foram distribuídos R$ 3,2 milhões às gestões municipais.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Este é o segundo ano que Campo Verde recebe o mesmo prêmio. O prefeito Alexandre Lopes de Oliveira ressalta que o município adota diversos métodos para garantir a imunização da população e que isso é resultado de todo um trabalho de equipe.
“Existe alguma dificuldade no entendimento da população sobre a importância da vacinação, mas para driblarmos essas barreiras criamos estratégias que facilitassem a compreensão da sociedade. Criamos contraturno, fizemos companhas extemporâneas e campanhas em outras localidades que não fossem as unidades de saúde. Tudo isso para encontrar nosso público e aumentar nossa cobertura vacinal”, lembra.
Para que Campo Verde atingisse as metas do Ministério da Saúde nas campanhas de vacinação durante o ano de 2023, a Secretaria Municipal de Saúde adotou estratégias como horários estendidos na Sala de Vacinação e nas Unidades Básicas de Saúde, busca ativa, vacinação nas creches e em domicílio; além de distribuição de prêmios às crianças que foram imunizadas e àquelas que estão com o cartão de vacina em dia.
“Estamos muito felizes”, disse a secretária municipal de Saúde e Vice-prefeita Edna Queiroz da Silva. “É uma conquista muito importante, mas principalmente por sabermos que a população está imunizada, que é uma questão de cuidado [de] prevenir. Esse prêmio, nós dedicamos a toda população de Campo Verde pela confiança e estimulamos para que continuem vacinando. Vacinar previne inúmeras doenças seríssimas”, ressaltou a secretária e vice-prefeita.
Edna salientou que o prêmio em dinheiro recebido pelo Município, e que já está na conta da Secretaria Municipal de Saúde, será aplicado de forma a incrementar ainda mais o atendimento de saúde ofertado à população.
Imuniza Mais MT
A terceira fase do programa avaliou a performance de 18 imunizantes, sendo que o objetivo da premiação é reconhecer as boas práticas em imunização e ampliar a cobertura vacinal em Mato Grosso. O programa também possibilita a modernização da infraestrutura da rede municipal de saúde.
Na categoria bronze, foram premiados os municípios de Salto do Céu, Gaúcha do Norte, Novo São Joaquim, Juscimeira, Diamantino, Chapada dos Guimarães, Barra do Bugres, Rondonópolis e Várzea Grande.
Na modalidade prata, Tabaporã, Santa Carmem, Paranaíta, Primavera do Leste e Lucas do Rio Verde. Na categoria ouro, Santa Rita do Trivelato, Campos de Júlio, Ipiranga do Norte, Paranatinga, Tapurah e Campo Verde.
Já na categoria diamante, a mais desafiadora da premiação, foram contemplados os municípios de Planalto da Serra, Nova Brasilândia e União do Sul.
*Com informações Prefeitura de Campo Verde e Secom-MT