A Orquestra Sinfônica de Campo Verde que realiza um trabalho exemplar no município ensinando música a crianças, adolescentes e jovens, está com novas apresentações marcadas. Segundo explicou a coordenadora e aluna Claudia Borges, como eles não tem um repertório vasto, as apresentações se por vezes repetidas se tornam cansativas. Por esse motivo somente em datas especiais e marcadas com bastante antecedência podem ser realizadas as apresentações da orquestra. “Nós temos os concertos oficiais abertos ao público e recitais, que são para os pais e amigos. É nesse momento que os responsáveis conseguem ver o trabalho que vem sendo realizado, onde colocamos a prova as horas e horas de estudo”, conta.
A orquestra sempre conta com pelo menos dois concertos oficiais ao ano realizados em Campo Verde e em 2016 eles realizarão um concerto oficial em Cuiabá, no mesmo local onde a orquestra estadual se apresenta. Algumas datas especiais, como o aniversário do município, abertura do FESCAM, geralmente conta com a presença da orquestra.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Além de ser um grande atrativo musical para cidade, a orquestra ensina os jovens do município a tocar um instrumento musical, sendo um grande motivador social. Os alunos geralmente vão para orquestra no contra turno escolar, ocupando seu dia com uma atividade saudável. Hoje a orquestra possui aproximadamente 235 alunos, distribuídos entre 12 professores, que ensinam como tocar violino, viola, violoncelo, contrabaixo, percussão, clarinete, flauta transversal e doce, canto coral e viola clássica. Isso tudo sem cobrar nada do aluno, “nós exigimos deles dedicação e estudo. A cada semestre é realizado uma avaliação, se o aluno é reprovado no primeiro semestre, ele tem outra chance, mas se reprovar pela segunda vez, vamos analisar o caso se trata-se de dificuldade no aprendizado ou desinteresse. Para que possamos também realizar a abertura de vagas para novos alunos”, explica Claudia.
Afila de espera conta com 85 inscritos que almejam uma vaga entre cursos ofertados. Uns são mais procurados, outros nem tanto, como as novas turmas se iniciam a cada seis meses, os interessados não precisam esperar muito tempo para conseguir sua oportunidade.
Interessados podem procurar a sede da Orquestra portando documentos pessoais dos alunos e responsáveis para se inscrever nas listas de espera, na Rua Maceió 167.