O novo comandante da PM de Campo Verde, Tenente Coronel Ademar Correa a Costa, assumiu a Companhia de Campo Verde na semana passada, após uma passagem destacada da também Tenente Coronel Claíce Conceição Batista, Ademar assumiu a PM da cidade, com o objetivo de continuar o bom andamento dos trabalhos município e diminuir a criminalidade na região.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Com perfil operacional, o Coronel que tem experiência no Comando de vários outros destacamentos da PM no Mato Grosso, já comandou antes de vir para Campo Verde o batalhão da cidade de Diamantino, sob seu comando havia 09 cidades, além disso, era Comandante Adjunto do 14º Comando Regional, localizado naquela região, nesta região Ademar permaneceu por nove anos. Ele também já comandou alguns batalhões de Cuiabá, Rondonópolis e também já foi comandante do grupo GARRA, policiais de elite da PM, além de outros trabalhos louváveis.
Ele concedeu uma entrevista ao Diário e falou sobre seus objetivos em Campo Verde, para ele “é uma grande responsabilidade Comandar o Batalhão de Campo Verde, eu tenho ouvido falar muito bem dos policiais da cidade e tenho essa responsabilidade de dar continuidade ao bom trabalho realizado pela Coronel Claíce. Estamos numa cidade bonita, organizada, somente esses fatores já contribuem para segurança pública, sabemos que somente isso não basta, a questão da segurança pública não depende somente do trabalho policial, depende de vários fatores, as vezes a população só enxerga como sendo responsabilidade da polícia. Nós temos trabalhado muito no Mato Grosso, tanto é que o volume de pessoas detidas vem aumentando cada vez mais, estamos tendo que realizar mudanças no sistema prisional para abrigar mais detentos, então a polícia vem fazendo seu trabalho.”
Quanto aos objetivos “nosso principal objetivo em Campo Verde é estar mais presente nas ruas, trabalhar com mais efetividade, combater o crime de forma preventiva e ostensiva, passando informações à comunidade para que ela possa nos auxiliar já que esse trabalho não pertence somente a PM, todos somos responsáveis por uma sociedade mais tranquila e justa. Estaremos junto a população proporcionando mais segurança e sendo parceiro, mas também contamos com o apoio das pessoas, pois elas estão mais próxima aos problemas do que nós, por isso pedimos que denunciem no 190. Se houver uma boca de fumo os moradores sabem que horas chegam, saem, quando está muito movimentado, nós precisamos destas informações e contamos com o apoio da população, não precisa se identificar essa denuncia pode ser feita de forma anônima,” explicou o Coronel.
Quanto ao que atualmente a PM de Campo Verde possui de efetivo e equipamentos, o Coronel disse ser suficiente, “sei que não é o ideal o número de policiais, se tivéssemos 100 policiais seria bem melhor, poderíamos colocar policiais de bicicleta, a cavalo, caminhando. Mas infelizmente não é essa a realidade, o número que nos temos é suficiente para realizar uma boa segurança pública e dar resposta aos crimes da cidade. Quanto aos equipamentos tanto de armamento quanto de viaturas, estamos bem servidos, temos armas funcionais que podem garantir a segurança em diversas situações, também possuímos uma boa quantidade de munições e as viaturas que nós temos são boas.”
No ano passado a PM de Campo Verde recebeu reforços advindos dos cursos de formação, foram mais de 15 policiais, mas o coronel alertou, que ao mesmo tempo que chegaram novos policiais, alguns mais antigos estão pedindo licença para se aposentar. Por isso também já existe a reivindicação de mais policiais para cidade.
Nos trabalhos de prevenção o objetivo do novo comandante é estar próximo a população, principalmente das crianças, na qual em sua opinião está a principal massa de manobra do crime. Ele quer realizar o trabalho de visita nas escolas e aproximar os policiais, principalmente daqueles jovens que não tiveram contato com a criminalidade, mas que podem estar prestes a conhecer esse mundo.