16 de Janeiro de2025


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Terça-feira, 30 de Maio de 2017, 13:43 - A | A

Terça-feira, 30 de Maio de 2017, 13h:43 - A | A

CIDADE

Nova licitação para quiosques de praças deve ser realizada em breve

A licitação anterior foi cancelada, segundo os responsáveis por problemas no edital.

Paulo Pietro
Campo Verde

A licitação dos quiosques da prefeitura de Campo Verde, que estão localizados nas Praças Públicas do município terão nova data para licitação, apesar de ter participantes suficientes na última licitação, e terem entregue os documentos necessários, houve erros no edital que segundo nos informaram poderiam interferir diretamente na tomada de classificação.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Segundo o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo do Município, Altair Donizete Restani “continham alguns erros no edital, mas dois eram mais graves, um deles seria que exigíamos um documento, que é o título de eleitor do município, mas não indicávamos em que local esse documento deveria ser apresentado, corrigimos essa falha e o documento deve ser apresentado no envelope que deve ser entregue no pregão. O segundo ponto crítico foi que no local onde se computava quem seria o vencedor, apontavam somente os critérios técnicos não os financeiros, que é de extrema importância, dessa forma a somatória dos dois critérios que revelará os vencedores.” Devido a esses erros o edital anterior foi revogado e uma nova licitação será divulgada em breve, assim como fizemos da primeira vez será divulgado essa nova data pelos meios de comunicação, Televisão, Rádio, Internet e Jornal Impresso. Ainda segundo Donizete esse nova data deve ser divulgada o mais rápido possível, dentro de uma ou duas semanas.

 

Quem já havia participado do primeiro edital vai participar normalmente do segundo edital, somente corrigindo a documentação necessária, “eles vão retirar os envelopes, pois vai faltar o  documento do título de eleitor e vão apresentar novamente. Ninguém vai ter prejuízos pois a documentação é praticamente a mesma e vão reapresentar esses documentos e concorrer normalmente,” explicou o Secretário.

 

Com esse novo edital a prefeitura pretende dar vida nova as Praças do Município, a exemplo da João Paulo II, a maior Praça do município, que é um dos cartões postais de Campo Verde e neste momento se encontra com quiosques fechados, pois os antigos ganhadores das licitações, por um motivo ou outro abandonaram o negócio ou não cumpriram com o combinado. “Agente cuidou especialmente deste motivo, pois antigamente se fechava esses quiosques, por vários motivos e eles tinham que permanecer fechados até uma nova licitação. Agora nos modificamos a Lei para que essa situação não se repita, todos os concorrentes agora terão a oportunidade de conduzir o seu negócio, será realizado uma lista de classificação e se por um acaso os ganhadores não assumirem, fecharem, ou não cumprirem o contrato o próximo classificado será chamado para tomar conta do espaço. Desta forma vamos evitar que fiquem espaços fechados nas praças e consequentemente menos atrativos,” finalizou Donizete.

 

Depredação, conservação e o problema dos andarilhos

 

Não é todo município que tem um espaço público de qualidade como Campo Verde, áreas úteis para o lazer, prática de esportes e para momentos de descanso. O município é privilegiado neste sentido, mas infelizmente o vandalismo e a depredação do patrimônio público, trazem cenas lamentáveis para nosso convívio.

 

Os principais problemas apontados são o vandalismo, conservação dos banheiros públicos e a grande quantidade de moradores de rua, que incomodam quem passa pelo local e os moradores das redondezas.

 

Nossa reportagem também questionou o secretário quanto aos problemas citados acima, ele nos disse que em relação à depredação, “ é lamentável que ainda exista um pequeno grupo de pessoas que ache bonito depredar o patrimônio público, nós estamos realizando os levantamentos para que possamos realizar as reformas necessárias e melhorias. Mas nós contamos com o apoio da população que denuncie quando por um acaso perceber que tem alguém quebrando os bancos, pixando, ou cometendo qualquer outro ato de vandalismo nas praças, isso é crime e os culpados devem ser punidos, as pessoas podem informar na indústria e comércio, ou mesmo ligar diretamente para polícia, para que as providências necessárias sejam tomadas, um pequeno grupo de pessoas acaba estragando a diversão de muitas.”

 

Quanto aos andarilhos e moradores de rua, é uma condição social destas pessoas e muito pouco pode ser feito. Segundo nos informou o secretário, existem várias ações em parceria com a secretária de ação social para que este problema seja resolvido, eles realizam abordagens, tentam encaminhar essas pessoas para tratamento, ou enviar novamente para os municípios de origens, onde estão seus familiares, mas quando eles não querem ir embora nada pode ser feito, não crime estar na praça e ser morador de rua. Por outro lado algumas condutas que são frequentemente utilizadas pelos andarilhos, como intimidação, atentado ao pudor e outros, são crimes, as pessoas podem ligar para polícia e tentar coibir a situação.

 

Quanto aos banheiros públicos, segundo a nova licitação os ganhadores do pleito terão responsabilidades compartilhada, ou seja, durante o período de funcionamento do serviço público, de segunda a sexta, durante o dia, será de responsabilidade da prefeitura, mas a noite e nos finais de semana, será realizado uma escala entre os estabelecimentos, para que eles fiquem responsáveis pela limpeza e conservação do local. Desta maneira pelo menos os banheiros públicos, que são de uso comum da população esteja limpo e conservado.  Essa medida também é contestada pelos participantes da licitação que já estavam fazendo o uso dos quiosques das praças, mas na prática deve ser melhor para os próprios clientes.                            

Paulo Pietro

Praca

 

Paulo Pietro

Praca

 

Paulo Pietro

Praca

 

                        

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]