O ministro Carlos Fávaro participou da cerimônia de abertura da 22ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Campo Verde, em Mato Grosso. O evento ocorreu na semana passada, com a participação de produtores rurais da região mato-grossense.
Durante discurso na feira, Fávaro detalhou as ações realizadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária durante os seis meses de governo, entre elas a abertura de 24 mercados para produtos agropecuários e o fortalecimento do sistema sanitário brasileiro.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Segundo o ministro, a disponibilização de recursos por meio do Plano Safra mostra que o governo está apoiando os produtores rurais para que possam investir na produção agrícola do Brasil.
“Esse dinheiro irriga a economia. Quando o produtor pega um custeio do Plano Safra, alimenta toda a cadeia produtiva, e isso faz com que a economia cresça, gere empregos e oportunidades, inclusive para os brasileiros que não estão diretamente ligados à agropecuária”, disse.
Ele também ressaltou o incentivo do Plano Safra a práticas agropecuárias sustentáveis. “É a primeira vez que o Plano Safra premia boas práticas de sustentabilidade”, disse Fávaro. O Plano Safra 2023/2024 incentiva o fortalecimento dos sistemas de produção ambientalmente sustentáveis. Serão premiados os produtores rurais que já estão com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) analisado e também aqueles produtores rurais que adotam práticas agropecuárias consideradas mais sustentáveis.