23 de Julho de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Segunda-feira, 05 de Julho de 2021, 06:30 - A | A

Segunda-feira, 05 de Julho de 2021, 06h:30 - A | A

33 ANOS

Município se destaca por suas paisagens naturais

Campo Verde tem potencial gigantesco para se desenvolver também no setor do turismo

Da Redação

Campo Verde é um daqueles lugares onde a natureza reuniu clima e solo favoráveis à agricultura e belezas naturais capazes de formar um cenário que chama a atenção. São morros, serras, rios, riachos, lagos, cavernas e formações rochosas que encantam moradores e visitantes.

Um dos mais belos cenários está na região da comunidade histórica de Capim Branco, que, além de casas centenárias, construídas durante o processo de ocupação da região, ainda no século 19, é cercada pelos morros da Cruz e da Rapadura.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

No primeiro, uma cruz de madeira erguida em 1933 por um morador conhecido como “Pedro Boleiro”, tornou-se símbolo de fé e ponto de peregrinação da comunidade. No morro da Rapadura, um pequeno sítio arqueológico, formado por inscrições rupestres, comprova que o homem já habitava a região há mais de 4,5 mil anos.

Na comunidade está instalado o Museu da História de Campo Verde. Inaugurado em 2009, uma réplica da estação telegráfica Coronel Ponce, o local conta com um acervo formado por utensílios e fotos do período da colonização.

Distante 49 quilômetros do centro de Campo Verde é na Fazenda Água Fria que está localizada a Caverna “Aroe Jari”, também conhecida como “Caverna do Francês”. Com cerca de 1,5 mil metros de extensão, tem em seu interior a “Lagoa Azul”, que ganhou esse nome devido à coloração azulada da água causada pela incidência dos raios do sol em determinadas épocas do ano.

Na Fazenda Água Fria estão também a “Ponte de Pedra”, a “Pedra do Monjolo” e a “cachoeira Almiscarada”. Com cerca de 10 metros de altura, a queda d’água é uma das mais belas da região. Outro atrativo da propriedade é a caverna “Kiodo Brado”. Com cerca de 200 metros de extensão e 50 de altura, o atrativo se assemelha a uma grande catedral.

Na Fazenda Água Fria, o visitante encontra uma estrutura pronta para recebê-lo, como trilhas, pontes suspensas, chuveiros, banheiros, restaurantes, área para descanso e guias treinados.

Localizada em uma fazenda a cerca de 25 quilômetros de Campo Verde, na região da Agrovila João Ponce de Arruda, a “Cidade de Pedra” tem esse nome devido às formações rochosas que afloram em meio ao cerrado. O lugar conta também com um cânion com 600 metros de cumprimento, 80 metros de largura e 50 metros de profundidade. O atrativo está em uma propriedade particular onde a entrada só é permitida com autorização e não conta com infraestrutura para receber turistas.

A região da Agrovila é rica em cachoeiras. São pelo menos 10 localizadas em propriedades particulares, algumas delas com mais de 15 metros de altura, e várias outras de porte menor, além de corredeiras de águas cristalinas.

Em Campo Verde, as administrações Municipais sempre se preocuparam também em oferecer à população, locais ideais para o lazer, visando melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos moradores.

A cidade conta com praças bem cuidadas, dotadas de amplas áreas verdes, parquinhos infantis, quiosques para lanches e praça de alimentação. Na Praça João Paulo II, localizada na região central, um mirante com 35 metros de altura permite uma visão de 360 graus da área urbana e de parte da região rural do município.

Campo Verde tem também duas áreas de lazer que somam um total de mais de 100 hectares, onde, além de reserva de mata nativa, os usuários contam com quadras de esportes, campos de areia, praia e lagos artificiais; parquinho infantil e pistas para caminhada.

Álbum de fotos

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]