15 de Janeiro de2025


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Quinta-feira, 28 de Janeiro de 2016, 20:24 - A | A

Quinta-feira, 28 de Janeiro de 2016, 20h:24 - A | A

MÃO ÚNICA

Mudanças nas ruas do centro: período de adaptação encerra dia 04

Para melhorar a trafegabilidade ruas do centro de Campo Verde foram modificadas para mão única no início do ano. Período de adaptação encerra na próxima quinta-feira

Ari Miranda

Em 4 de janeiro deste ano, o trânsito nas avenidas da região central de Campo Verde passou por mudanças, com a implantação do sistema de mão única nas ruas do centro da cidade. A medida tomada pelo poder público teve como intuito disciplinar e melhorar a trafegabilidade, visando ainda a segurança tanto dos condutores quanto dos pedestres.

Para a implantação e orientação dos motoristas sobre a mudança nas cias centras de Campo Verde, a Diretoria Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) estipulou um período de 30 dias para que os condutores de Campo Verde se adaptassem ao novo esquema de transito; prazo que se encerra na próxima quinta-feira, dia  4 de Fevereiro.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

De acordo com Jairo Freitas, chefe da DMTU campoverdense, o estudo para modificação do trânsito em Campo Verde foi feito com base em análises feitas por um Engenheiro de trânsito no ano de 2014. “Neste estudo foi avaliado a possibilidade desta mudança. Passado o estudo, foi detectado que a frota de Campo Verde havia aumentado consideravelmente, fazendo com que se fizesse ainda mais necessária a mudança”, disse Freitas.

O chefe da DMTU enfatizou ainda que o período de adaptação já estava previsto por lei e serve tanto para que motoristas se ambientem ao novo sistema quanto para a Diretoria de Trânsito fazer as devidas modificações. “Neste período nós colocamos toda sinalização vertical, principalmente nos cruzamentos. Não só isso, mas também verificando quaisquer adequações necessárias”, enfatizando o apoio da PM na orientação e conscientização dos condutores campoverdenses.

“Através do convênio firmado com a Secretaria de Estado de Segurança Pública temos o apoio da PM local como agentes de trânsito no município orientando os motoristas de Campo Verde sobre as mudanças no trânsito” dando ênfase ao fato de muitos motoristas do município ainda estarem seguindo o sistema antigo de trânsito.

“Estamos desde o início do mês de dezembro de 2015 informando e orientando os motoristas campoverdenses por meio da Tv, rádio, jornal, panfletagem e através das orientações feitas por Policiais Militares. Passado este período de adaptação, que se encerra em 4 de fevereiro (Quinta), o motorista que for flagrado trafegando na contramão poderá ser multado e perder pontos na carteira de habilitação”, finalizou o chefe da DMTU.

SINALIZAÇÃO HORIZONTAL

Nos próximos dias, a DMTU fará ainda a sinalização horizontal das ruas para melhorar a orientação dos motoristas. “Detectamos após o estudo que se faz necessária a marcação com setas no asfalto, indicando o sentido das ruas” ressaltou o chefe da DMTU, informando ainda que a pintura ainda não foi feita devido as constantes chuvas em Campo Verde. “Assim que tivermos um período de estiagem iniciaremos as pinturas no asfalto”, ressaltou.

MUDANÇAS NO TRÂNSITO

Com a mudança, o trânsito Das Avenidas Marechal Cândido Rondon, Manoel Genildo Araújo, Porto Alegre e Curitiba, o fluxo de veículos está no sentido Avenida Brasília/Avenida Mato Grosso.

Nas Avenidas Marino Catani, Arnaldo Eckert, Florianópolis e São Paulo, os veículos só poderão trafegar no sentido Avenida Mato Grosso/Avenida Brasília. As ruas que cruzam essas vias continuam com o trânsito em mão dupla.

ANDAR NA CONTRAMÃO

Andar na contamão pode terminar em situações nada agradáveis. Uma delas é a multa, no valor de R$ 191,54 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A segunda e pior é o risco iminente de acidentes, tanto para o motorista infrator, quanto para os condutores que vem no sentido correto e os pedestres.

Vale lembrar que a lei se aplica também para quem estaciona na contramão da via.

RESULTADO DAS MUDANÇAS

 

A DMTU de Campo Verde ainda não tem um balanço avaliativo sobre as mudanças realizadas no trânsito campoverdense. “Precisamos aguardar o fechamento do mês para fazermos um balanço das ocorrências de trânsito e fazer um comparativo com o mês de Janeiro do ano passado”, disse Jairo Freitas, chefe do Departamento de Trânsito.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]