12 de Dezembro de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Quinta-feira, 24 de Maio de 2018, 10:14 - A | A

Quinta-feira, 24 de Maio de 2018, 10h:14 - A | A

CIDADE

Movimento grevista começa a gerar desabastecimento de setores da economia em Campo Verde

Postos de combustíveis e mercados já começam a dar sinais de que vão faltar insumos em breve, mesmo assim a maioria apoia o movimento.

Paulo Pietro
Campo Verde

A bloqueio e greve dos caminhoneiros de todo o Brasil, chegou ao seu quarto dia consecutivo, com a adesão de cada vez mais pessoas, em Campo Verde além do bloqueio citado na última edição de O Diário, que paralisou o transporte nas BR-070 e MT-344, na MT-140 outro bloqueio foi montado, na frente do Condomínio Buritis Prime, na última quarta-feira (23).  

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Os caminhoneiros que participam do protesto estão permitindo a passagem de veículo de passeio e caminhões que transportam mercadorias perecíveis ou carga viva, as demais cargas não estão passando, segundo o que revelou o caminhoneiro Claudenir Antônio Kolling, “nós precisávamos de um apoio maior da sociedade, essa briga é pelo direito de todos, não somente de quem trabalha com o transporte, é um absurdo nós termos que pagar por uma conta que não é nossa, está na hora de dar um basta nisso.”

 

Ele já havia revelado ontem que muitos agricultores, que também dependem do diesel, para funcionar seus maquinários estavam apoiando a causa, e as manifestações de muitos agricultores se intensificaram neste terceiro dia. O apoio da população pela causa e dos próprios caminhoneiros, que estão evitando sair com seus caminhões é evidente.

 

O Sindicato Rural de Campo Verde, inclusive emitiu uma nota em apoio aos grevistas.

 

Vários empresários da cidade também estão apoiando o movimento, com doação de alimentos, água e outros itens para que os manifestantes possam se manter firmes em sua causa.

 

A Petrobrás já sinalizou na manhã desta quinta-feira, uma redução de 10% no valor do diesel, mas além da redução prever somente uma redução do combustível utilizado nos caminhões, e congelar os preços por apenas 15 dias, a empresa disse que voltará a realizar ajustes após o período. Essa espécie de trégua oferecida pela estatal, seria somente para o governo negociar com os caminhoneiros uma outra solução,  em troca eles esperam que o movimento grevista cesse temporariamente.      

 

Em outra frente, a Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com 17 ações contra os bloqueios. O órgão representa o governo federal na Justiça.

 

Mas o lado dos grevistas disseram que não vão recuar, algumas dessas liminares já foram cumpridas no estado de Santa Catarina e Paraíba, onde os motoristas diante da imposição da PRF acabaram cedendo os bloqueios em locais específicos.

 

A sensação de legitimidade do movimento é cada vez mais ampla, ainda mais com as declarações desastrosas do governo e da estatal, que claramente tentam colocar panos quentes na situação.

 

No Rio de Janeiro, São Paulo e em outras capitais, o sistema de transporte público já começou a ficar paralisado, o caos está tomando conta dos sistemas de transporte, em Recife, vários voos tiveram que ser cancelados.

 

Em Campo Verde, os postos de combustíveis começaram a racionar a quantidade de litros por veículo, alguns postos na noite de ontem e inicio da manhã de hoje (24), disseram que a gasolina em álcool já estão acabando.

 

Nos mercados segundo informações de empresários do setor, ainda não há falta de produtos, pois os estoques estavam bem abastecidos, até agora. Mas a previsão é quem se os bloqueios permanecerem até sábado, vão começar a faltar produtos, a principal preocupação do setor são quanto a carne, frutas e verduras, que são alimentos perecíveis, mas que muitas vezes estão ficando parados em bloqueios.

 

Mesmo assim os empresários deixaram claro que mesmo com o desabastecimento, apoiam o movimento.          

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]