21 de Julho de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Segunda-feira, 30 de Agosto de 2021, 08:11 - A | A

Segunda-feira, 30 de Agosto de 2021, 08h:11 - A | A

SAÚDE

Mortes de crianças apontadas como Covid-19 não foram confirmadas pelo HMCJ

As vítimas tinham 12 e 13 anos e deram entrada no hospital com quadro hepático antes de contraírem Covid

Da Redação

Apesar de Campo Verde estar com risco baixo de transmissão da Covid-19 e da vacinação estar avançando. A cidade ainda conta com casos graves da doença, inclusive envolvendo pessoas jovens e até mesmo crianças, segundo foi noticiado por alguns sites de notícias da capital.

O município que desde o início da pandemia, segundo os dados da Secretaria de Estado de Saúde, teve mais de 6560 casos da doença confirmados e 148 óbitos decorrentes da Covid-19, tem no Hospital Municipal Coração de Jesus, uma das principais referências do estado em número de recuperados da doença.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Cerca de 250 pacientes passaram pela UTI do hospital, que apresentou somente uma taxa de mortalidade de 33%, enquanto a média nacional ultrapassa os 55%. Porém, os casos em pessoas jovens e crianças chamam atenção no município, há menos de um mês um rapaz de 25 anos foi uma das vítimas fatais da Covid-19 na cidade e dois casos envolvendo crianças com 12 e 13 anos estão sendo investigados.

Segundo o que foi apurado junto à diretoria do hospital, são que as mortes não foram confirmadas como Covid-19 em seus atestados de óbitos, como relatou à imprensa, pois ambas as crianças, um menino e uma menina, que eram primos, apresentaram um problema hepático grave.

“As crianças quando deram entrada na unidade apresentavam esse quadro hepático e somente depois contraíram o vírus, como não temos UTI’s pediátricas foram encaminhadas a Rondonópolis”, informou o diretor do HMCJ Israel Paniago, por esse motivo a causa da morte, segundo o que apuraram pode ter sido devido à hepatite não Covid-19. O fato de serem próximas, reforça ainda mais essa teoria que está sendo apurada. 

Atualmente a cidade possui 15 leitos de UTI Covid-19, e até o fechamento da matéria somente cinco estavam ocupados, ou seja 33%. A vacinação já atingiu aproximadamente 78% da população vacinável com a primeira dose e 30% com a segunda dose.

 

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]