20 de Janeiro de2025


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Quarta-feira, 03 de Julho de 2019, 08:37 - A | A

Quarta-feira, 03 de Julho de 2019, 08h:37 - A | A

PROBLEMAS

Moradores reclamam de fogos que atormentam a vida dos animais de estimação

Médico Veterinário explica por que os fogos afetam tanto os animais e fala sobre os principais riscos.

Paulo Pietro
Campo Verde

Não é novidade para ninguém que brasileiro adora festa e animação, em Campo Verde não é diferente, todo dia existe algum motivo para alguém estar comemorando alguma coisa.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

O problema é que com a festa criou-se o habito de soltar fogos de artificio, principalmente os rojões, que além de incomodar as pessoas, ainda é um tormento para os animais de estimação. 

 

Uma postagem essa semana de um membro de uma comunidade evangélica de Campo Verde, gerou notável repercussão nas redes sociais, justamente pelo fato de eles estarem soltando muitos rojões, semanalmente. Muitas vezes em casa, em um dia qualquer da semana se ouve os estouros e se perguntam; mas o que será que está acontecendo ? Geralmente não é nada demais, tudo se tornou motivo para soltar fogos, seja uma promoção comercial, uma inauguração, um jogo de futebol e mais uma infinidade de coisas.

 

A repercussão negativa se deu por conta de muitos moradores possuírem cães em suas residências e eles não suportam o barulho, em consequência causando problemas. 

 

Para falar sobre o assunto nós entramos em contato com o médico veterinário Sebastião Fernandes, ele nos explicou que “em média os ouvidos dos cães são quatro vezes mais sensíveis que o ouvido humano, por esse motivo os rojões incomodam muito esses animais. Além disso, podem existir os danos físicos diretos, que muitas vezes ocorrem quando soltam fogos próximos aos animais, ele pode tentar pegar esses objetos, causando queimaduras e cortes devido a explosão, esse tipo de acidente é raro, pois geralmente eles sentem muito medo dos fogos, mas já aconteceu casos em que para tentar cessar o barulho eles se machucaram gravemente.”

 

O veterinário lembrou que como os cães ficam apavorados devido aos fogos, além do stress causados pelo pânico, não é tão incomum relatos de animais, que devido à idade ou algum problema de saúde já pré-existente, acabem tendo convulsões, ataques epilépticos e até mesmo paradas cardíacas, que podem levar até mesmo a morte. “ Os problemas mais comuns relacionados os fogos porém, são os acidentes, como eles ficam apavorados, eles podem fugir atordoados, ser atropelados por carros e motos, também fugirem e se perderem de casa, já li relatos inclusive de cachorros que pularam de sobrados ou apartamentos devido aos fogos, causando fraturas ou a morte,” disse Sebastião. 

 

Como os cães não sabem definir de onde vem o som, eles imaginam que está próximo a eles, devido sua audição muito elevada, então eles tentam sair de onde estão, sem perceber que seja onde estiver o barulho vai permanecer. 

 

O próximo dia 04, feriado de Emancipação Política de Campo Verde, com certeza vão haver fogos, então se prepare, a dica prender os cães em locais em que eles possam se proteger, para evitar que fujam ou que sofram acidentes.   

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]