07 de Outubro de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Segunda-feira, 05 de Setembro de 2022, 06:30 - A | A

Segunda-feira, 05 de Setembro de 2022, 06h:30 - A | A

CONTRA A VIOLÊNCIA

Mês termina com campanhas contra a violência doméstica em Campo Verde

Caminhada e apresentação teatral foram realizadas no último dia de agosto

Da Redação

A última semana de agosto, foi marcada pelas manifestações de combate a violência contra a mulher, como já havíamos adiantado na última edição de O Diário, as ações vinham sendo planejadas e foram colocadas em prática .

Um grupo de mulheres foram para as ruas, a caminhada, que fez parte das ações da campanha “Agosto Lilás”, foi promovida pela secretaria municipal de Assistência Social, pela Secretaria Integrada de Apoio à Segurança e contou com o apoio das polícias Civil e Militar.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Com faixas, balões e roupas na cor lilás, o grupo se concentrou em frente à sede da secretaria municipal de Assistência Social, no bairro São Lourenço e em seguida seguiu pela Avenida São Lourenço até a Avenida Brasil, região central da cidade, onde, em frente à Praça São João Paulo II, foi feita uma concentração com distribuição de panfletos aos motoristas e pedestres que passavam pelo local.

A mobilização, de acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Rosilei Pereira Borges de Oliveira, representa a força da mulher campo-verdense e um “não” a violência contra a mulher.

“Hoje é um dia de alegria para todos nós, onde nós nos unimos para dizer que estamos atentas e conscientizar a nossa população e todas as mulheres para que não se calem, para que denunciem, façam valer a Lei Maria da Penha, que está aí para nos defender, para nos ajudar”, comentou.

A secretária também destacou a integração dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na luta pela conscientização e pelo fim da violência contra a mulher.

Viviane Bernadino Ferreira, secretária municipal de Apoio à Segurança, ressaltou que as ações de conscientização e apoio às mulheres vítimas de violência doméstica não se limitam somente ao mês de agosto, mas se estendem por todo o ano.

Ela enfatizou que os casos de violência devem ser denunciados por meio do disque 100, disque 180, pelo telefone da Patrulha Maria da Penha, (66) 99606-9190, ou diretamente na Polícia Civil.

Para a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Edna Queiroz, a campanha “Agosto Lilás” representa um avanço no combate à violência doméstica e contra a mulher. “Esse tema é bastante delicado ainda. Às vezes [a violência] está acontecendo do nosso lado e nem sempre a gente desperta. Então, mais do que uma caminhada, é realmente um alerta contra a violência feminina”, disse ela.

Para finalizar a campanha, no Auditório do Centro Empresarial, foi apresentada a peça teatral Confeitar, pelo grupo Gambiarra, formado por alunos da escolinha de teatro da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Esporte. A temática da peça remete ao “Agosto Lilás”.

Rede de Apoio

Em Campo Verde, as mulheres vítimas de violência doméstica contam com uma rede de apoio formada pela Polícia Civil, CREAS, CRAS, Secretaria de Assistência Social e pela Polícia Militar através da Patrulha Maria da Penha.

À Polícia Civil cabe fazer o registro da ocorrência, que pode ser de forma presencial ou on-line. CREAS, CRAS e Secretaria de Assistência Social oferecem acolhimento e amparo, com o acompanhamento das vítimas e o encaminhamento para atendimento especializado. Por sua vez, a Patrulha Maria da Penha garante o cumprimento da Lei de proteção às mulheres.

Para denunciar os casos de violência, as mulheres contam também com o Disque 180, Disque 100, e o telefone da Polícia Militar, 190. Têm também à disposição o telefone da Patrulha Maria da Penha – (66) 99606-9190, e os telefones da Secretaria Municipal de Assistência Social – (66) 3419-1416, e da Polícia Civil – (66) 349-1276.

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]